Maringá criou dez leitos extras de UTI adulto geral nos hospitais privados, já que os 136 existentes estavam com 100% de lotação e, mesmo com os dez leitos extras, todos estão tomados. Os 154 leitos de enfermaria exclusivo Covid-19 SUS também estavam com 100% de sua capacidade e isso obrigou a criação de 27 leitos extras de enfermaria em resposta ao aumento de internações no município. Todos os 103 leitos de UTI Adulto exclusivos Covid-SUS estão ocupados e não houve a criação de mais deles para atender um eventual aumento dessa demanda. Dos cinco leitos de UTI Neo/Pediatria exclusivo Covid-SUS, um está com criança (20%).

A Secretaria de Saúde de Maringá vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 para a população geral de 59 anos nesta segunda-feira (7).
A Secretaria de Saúde de Maringá vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 para a população geral de 59 anos nesta segunda-feira (7). | Foto: Divulgação/PMM

Dos 691 leitos de enfermaria, 401 estão ocupados (58,03%). Dos 52 leitos de UTI Neo/Pediatria geral, 12 possuem crianças internadas (23,08%). Dos 842 leitos de enfermaria Geral /SUS, 701 estão ocupados (83,25%). DOs 163 leitos de UTI Adulto para esse público, 149 estão tomados (91,41%). Dos 43 leitos de UTI Neo/Pediatria Geral SUS, 26 estão ocupados (60,47%).

A cidade está com 2.600 casos ativos da doença. Neste domingo (6), a Secretaria de Saúde de Maringá registrou 196 casos de coronavírus e nenhum óbito. São 1.145 mortes e 47.890 casos confirmados desde o início da pandemia. Até agora 44.145 pessoas se recuperaram da doença. A matriz de risco na cidade Canção permanece sob bandeira vermelha (risco muito alto).

No sábado o prefeito Ulisses Maia publicou em suas redes sociais uma crítica a uma liminar obtida por uma associação de supermercados. "É triste e também revoltante ver que mesmo com hospitais particulares fechados. Hospital Universitário, Santa Casa, Hospital Municipal e UPAs com lotação máxima, ainda tem gente que pensa só no lucro. A prefeitura está em um trabalho sobre humano para proteger as vidas, garantir atendimento à saúde e conter a transmissibilidade. Enquanto a associação dos supermercados entra na Justiça e ganha liminar para abrir domingo. Que absurdo! Falta de amor ao próximo. Um capitalismo selvagem que coloca o dinheiro acima da vida! Um dia, um domingo sem abrir não vai quebrar nenhum grande supermercado. Mas um dia pode ser fatal para uma vida. Pensem nisso. Apelo aos mercados que reflitam. Tenham empatia. Economia se recupera. Vida não! Seguimos nossa luta incansável de consciência limpa, pois nosso foco é a proteção as pessoas. Contamos com o apoio de todos para vencermos!", diz a publicação do prefeito no Facebook.

O prefeito também criticou uma festa clandestina interditada no jardim Bela Vista, realizada na madrugada de domingo (6). "Multamos o proprietário e quem estava na festa. O que falta para essas pessoas entenderem a gravidade da situação?" A festa foi fechada pelo Grupo de Gestão Integrada. No local, foram emitidas 33 multas por violação ao toque de recolher, no valor de mil reais cada; uma multa para o locador e uma multa para o proprietário, no valor de de dez mil cada. O local foi interditado.

A comunidade pode colaborar denunciando nos telefones 153, 156 ou pela ouvidoria municipal online.

VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde de Maringá vai iniciar a vacinação contra a Covid-19 para a população geral de 59 anos nesta segunda-feira (7). O planejamento é reduzir um ano de idade a cada dia no decorrer da semana.

Por outro lado, a vacinação em pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidade, pessoas com Síndrome de Down, pessoas com doença renal crônica em diálise e pessoas com deficiência permanente grave cadastradas no BPC, será realizada apenas no último sábado do mês, dia 26.

Confira os públicos que podem se vacinar nesta segunda (5).

1° dose:

- Pessoas com 59 anos

- Pessoas com deficiência permanente sem BPC: 35 a 59 anos (necessário apresentar autodeclaração)

- Gestantes e Puérperas com comorbidades: 18 a 59 (necessário apresentar declaração padrão)

- Trabalhadores da saúde: 27 a 59 anos

- Trabalhadores aeroviários: 45 a 59 anos (conforme lista nome na lista)

- Médicos Veterinários: 50 a 59 anos

- Profissionais de Educação Física: 50 a 59 anos

-Trabalhadores da Assistência Social: 55 a 59 anos (Trabalhadores que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Unidades de Acolhimento)

- Trabalhadores da educação básica: 43 a 59 anos

Locais de vacinação 1ª dose:

9h às 17h

UBSs Pinheiros, Zona 7, UBS Mandacaru, UBS Tuiuti, Iguaçu, Policlínica Zona Sul, Iguatemi e Floriano

Sala de Vacina Secretaria de Saúde: 8h às 17h

Trabalhadores da saúde e trabalhadores aeroviários somente na Secretaria de Saúde.

Restaurante Universitário da UEM: 9h às 16h

Médico Veterinários, Profissionais de Educação Física, Trabalhadores da Assistência Social e Trabalhadores da Educação Básica.

Todos deverão apresentar documento pessoal com foto e carteira de vacinação. Gestantes e Puérperas com comorbidades devem apresentar declaração padrão da Secretaria de Saúde de Maringá. Pessoas com deficiência permanente sem BPC devem apresentar autodeclaração.

Trabalhadores da saúde, da Assistência Social, Veterinário e Profissionais da Educação Física devem apresentar declaração nominal ou comprovante de atividade exercida em Maringá. Trabalhadores da educação devem apresentar declaração de vínculo com instituição de educação básica no município

2° dose

Todos os públicos

Locais:

Astrazeneca

9h às 17h

UBSs Pinheiros, Zona 7, UBS Mandacaru, UBS Tuiuti, Iguaçu, Policlínica Zona Sul, Iguatemi e Floriano

Coronavac e AstraZeneca

9h às 16h

UBS Morangueira e UBS Vila Operária

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.