Maringá – Para a integração do transporte público ser completa, Maringá aposta em um projeto rodoviário intermodal que já foi aprovado pelo Ministério das Cidades. ‘‘Este grande terminal vai englobar transporte rodoviário, intermunicipal, ferroviário e aeroviário. Ele será construído próximo ao Aeroporto Silvio Name Júnior. É um projeto que está inserido no Plano Diretor’’, informa João Carvalho Pinto, coordenador da Região Metropolitana de Maringá (RMM).
  O projeto de integração do transporte público em Maringá engloba Sarandi e Paiçandu e está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Maringá, em parceria com a Coordenadoria da Região Metropolitana de Maringá (Comem).
  A Região Metropolitana é composta por 25 municípios. ‘‘O objetivo é dar o pontapé inicial nestas três cidades para em seguida expandir o serviço’’, explica João Carvalho.
  Atualmente a tarifa para circular em Maringá é de R$ 2,50. Os usuários que vão até os outros municípios pagam mais R$ 1,75. A cidade tem uma frota de 280 veículos. ‘‘Em Maringá não há mais cobradores. Todo o sistema de pagamento é eletrônico. Vamos levar isso também para as cidades integradas. É preciso reduzir custos. Sempre que o preço é onerado é o usuário que paga a conta’’, frisa o coordenador.
  De acordo com a Comem, 372 mil passageiros circulam em média por mês entre Maringá e Sarandi. No trecho entre Maringá e Paiçandu, são 225 mil usuários mensais.(L.F.C.)

mockup