Marco vira passeio agradável
Maria Tereza Boccardi
Especial para a Folha
Ney de SouzaA praça do marco argentino é bem conservada e limpa; há barracas de artesanato de vários paísesConstruído em 1903, o Marco das Três Fronteiras argentino chega a receber entre 300 e 500 visitantes por dia, nos períodos considerados de alta temporada, os meses de julho e de janeiro a março. A aproximadamente 15 minutos de carro do centro de Foz do Iguaçu, o lugar marca o limite dos territórios brasileiro, paraguaio e argentino, na confluência dos rios Iguaçu e Paraná. Ponto em que também pode-se ver o marco do lado brasileiro, onde está instalado o Espaço das Américas, e o paraguaio.
Há cinco anos, o argentino José Luiz Marquez da Silva vende artesanato na praça do marco. Na barraca dele pode-se encontrar artesanato local, do Peru, do Equador e até do Nordeste brasileiro. A praça reúne nove expositores, em um local conhecido como corredor artesanal. Antigamente não era assim. A gente expunha a mercadoria em panos, conta Marquez.
Ney de SouzaA professora Cristian e a família em férias: Um lugar muito bonito, digno de ser visto
Segundo ele, existe um acordo com a Província de Missiones para que os próprios expositores conservem o lugar - uma espécie de condomínio. A conservação pode ser percebida nos canteiros de flores, bastante floridos nesta época do ano, e na limpeza do local.
Para garantir maior conforto aos turistas, os expositores também estão construindo seis banheiros públicos - três femininos e três masculinos. Hoje existe apenas um. O Marco das Três Fronteiras é visitado principalmente pelos argentinos e brasileiros.
No início de setembro, o casal de turistas de Buenos Aires Delmira Balzari, de 81 anos, e Pubblio Onofre, de 82, visitava o local pela terceira vez. Sempre tem coisa nova, disse Delmira.
Um lugar muito bonito, realmente digno de ver. Também adoramos as Cataratas do lado argentino e brasileiro, não tenho palavras para descrever, afirma a professora Cristian Adriana Bresser. Ela veio de Mar del Plata (cidade próxima a Buenos Aires) em viagem de férias acompanhada do marido e dos dois filhos.





