Os perfumes têm um papel muito importante que vão além de deixar a pele com um bom aroma. Em muitos casos, ele é responsável pela memória afetiva. Muitas vezes, ao sentir uma determinada fragrância, é possível lembrar de pessoas especiais. Nosso cérebro é capaz de relacionar o odor, nossos sentimentos e o local no qual nos encontramos para trazer lembranças de uma pessoa especial, por exemplo. Este é o caso de Wanda Terra, uma mãe que perdeu seu filho para a Covid-19 e que tinha como lembrança dele o perfume 'Annete', de O Boticário, que saiu de linha há alguns anos.

Dona Wanda e seu filho Alexandre Terra
Dona Wanda e seu filho Alexandre Terra | Foto: Arquivo pessoal

A história de dona Wanda, de 76 anos, ganhou repercussão após a irmã de sua nora, Karyne Leão, tê-la visto chorando abraçada em um vidro de perfume. Em um comentário nas redes sociais do Boticário, Karyne comentou: "A história é da sogra da minha irmã, uma artista plástica maravilhosa. Fui lá na casa dela com uma missão que partiu o meu coração: levar os pertences do meu cunhado Alexandre Terra, que morreu dia 4 de março de Covid, deixando minha irmã viúva e minha sobrinha de 15 anos órfã de pai. Ao chegar em sua casa amarela, florida, cheirosa, vi dona Wanda muito triste. Chorava segurando um vidro de perfume do O Boticário e esse vidro tinha menos que um dedinho de perfume... aquela cena mexeu comigo profundamente, pois é claro que a dor da partida do seu filho havia destroçado dona Wanda, é visível, aquele perfume era o tesouro pra ela. Perguntei a ela e me respondeu quase sem conseguir falar: 'Esse perfume era o favorito do meu filho, eu só usava quando ele vinha me visitar, ele dizia que esse perfume tinha cheiro de mãe'. Ela abraçou o vidro e eu não contive as lágrimas.”

Imagem ilustrativa da imagem Marca refaz perfume para amenizar luto de mãe que perdeu o filho para a Covid-19

Após perder o filho para a Covid-19, dona Wanda se apegava àquele dedinho da fragrância como forma de ter seu filho mais perto de si. O perfume em questão, Annete, não era mais comercializado pela empresa, tudo o que a senhora tinha era o que restava daquele frasco.

A mensagem chegou até Miguel Krigsner, fundador da marca, que se sensibilizou com a história e resolveu abrir uma exceção à mãe. A equipe do Boticário fabricou novas unidades da fragrância especialmente para dona Wanda e, em uma carta escrita a mão, Miguel explicou que Anete também tinha uma história especial para ele, já que foi criado em comemoração ao nascimento da filha.

Imagem ilustrativa da imagem Marca refaz perfume para amenizar luto de mãe que perdeu o filho para a Covid-19

Em nota à reportagem, O Boticário ressaltou a importância da história: "Somos uma marca que fala de histórias reais e de amor, e por acreditar nisso, somos agraciados com relatos que nos tocam e nos inspiram, assim foi com a história da Dona Wanda. Saber que poderíamos como marca ajudar a amenizar a dor de uma saudade, recuperar a esperança e o calor no coração de uma mãe que perdeu seu filho para a Covid-19 e resgatar a sensação do abraço através da memória olfativa da nossa fragrância nos mobilizou".

*Sob supervisão de Fernanda Circhia