Manifestação em Curitiba cobra segurança
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007
Andréa Lombardo<br>Equipe da Folha 
Curitiba- De carona na onda de protestos que vem tomando conta de Curitiba e Região Metropolitana, a Associação de Ação Social e Cultural Amigos do Bairro, apoiada pela Força Sindical do Paraná, organizou uma manifestação, no final da tarde de ontem, na avenida principal do bairro Sítio Cercado, sul da Capital, cobrando ações para reforçar a segurança na região. Os moradores reclamam dos constantes assaltos e homicídios no bairro. Em apoio ao protesto, comerciantes fecharam as portas por cerca de uma hora.
O dirigente sindical Nelson Silva de Souza disse que o Sítio Cercado é um dos bairros mais populosos de Curitiba, com cerca de 145 mil habitantes, e tem apenas uma viatura fazendo patrulhamento. ''Queremos entender como (os órgãos responsáveis) fazem essa distribuição e mostrar que a comunidade pode contribuir na definição de uma estratégia para melhorar a segurança'', afirmou.
De acordo com o chefe da Sessão de Planejamento da Polícia Militar (PM), major Douglas Sabatini Dabul, a aplicação da força policial se dá com base nas estatísticas de ocorrências e, havendo necessidade, o reforço no policiamento se dá por meio de operações especiais. O patrulhamento nas ruas, segundo ele, é feito, também, com motocicletas e tem o apoio do Batalhão de Trânsito (BpTran) e Companhia de Choque.
Dabul concorda que a aproximação com a comunidade é importante para um trabalho mais efetivo e fez um apelo para que os moradores procurem a sede da 4 Companhia do 13º Batalhão (Rua Mandirituba, 1340). ''Precisamos que a comunidade nos procure para nos passar informações e criar esse vínculo entre a população e a polícia'', afirmou.


