Mandela quer ajuda para se combater a pobreza no mundo
Frankfurt, 10 (AE-AP) - O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela se aposentou, mas não desistiu. Sua mensagem hoje (10) para a Agência para a Cooperação Técnica e Desenvolvimento da Alemanha foi: "combatam a pobreza" no mundo.
Mandela, de 81 anos, que desembarcou na noite de quinta-feira em Berlim, esteve em Frankfurt para falar no 25º aniversário da agência, onde ele agradeceu à Alemanha por sua ajuda ao estabelecimento da democracia na áfrica do Sul.
Após seu discurso na agência, e de Heidemarie Wieczorek-Zeul, o ministro federal para o desenvolvimento da cooperação econômica, tê- lo saudado como um "símbolo da liberdade e humanidade", Mandela enfatizou sua nova missão na vida.
A prioridade maior de todos os políticos deve ser a eliminação da pobreza no mundo, disse Mandela a repórteres. A pobreza e as doenças são os flagelos da humanidade, especialmente na áfrica, afirmou.
"Sou um homem velho que quer ir para a eternidade com um sorriso no rosto", disse Mandela. E este sorriso aparece sempre que uma escola é aberta numa região golpeada pela pobreza, afirmou.
Mandela apresentou sua idéia de como ajudar, dizendo que a industrialização do Terceiro Mundo não é a solução, como já pensaram nações nortistas. O mais importante é investir em recursos humanos, na alfabetização e educação superior a fim de "ensinar às pessoas a ajudarem a elas mesmas".
As pessoas nos países em desenvolvimento "têm de ter permissão de viverem com dignidade".
Mandela, o primeiro presidente pós-apartheid da áfrica do Sul que deixou o cargo em junho, está num tour por quatro países, que também o levará à Tunísia, Líbia e Estados Unidos.





