Vestir branco, pular sete ondas e comer carne de porco são algumas das superstições que as pessoas se apegam para a virada de ano. Há aqueles que acreditam e os que não, mas a verdade é que a última batida do relógio em 2023 e a primeira em 2024 é aguardada por muitos, já que podem representar, além da virada do ano, uma virada de vida, seja pessoal ou profissional.

A crença pode ser tão forte que traz, até mesmo, um caráter mágico para o momento, o que pode atrapalhar as famosas metas para o novo ano que se inicia. Mas não basta desejar ou sonhar esperando pelo milagre, é preciso se preparar para que as mudanças ou metas sejam conquistadas ao longo de 2024.

Apesar das diversas superstições e crenças, o psicanalista Sylvio do Amaral Schreiner explica que a virada de calendário entre os dias 31 de dezembro e 1° de janeiro é um mero marco artificial. Segundo ele, a mudança marca apenas o fim de um ano e o início de outro, chamado de calendário civil, que serve para orientar o novo período letivo nas escolas, por exemplo.

Além da importância para a sociedade, a virada de ano também é um momento em que as pessoas costumam definir as metas que querem alcançar no ano que se inicia. O psicanalista reforça que, apesar de não existir nada mágico na hora em que os ponteiros saem das 23h59 e apontam zero hora, a maioria das pessoas carrega o sentimento de que é possível fazer ou desejar algo diferente para o ano novo.

A crença é de que o vermelho vai atrair um novo amor e o amarelo, dinheiro, mas a realidade é que desejar não é suficiente para que as metas e os sonhos saiam do papel ou do imaginário, sendo necessário agir e se preparar. Ele compara as metas a cuidar de um jardim com diferentes tipos de plantas e flores, em que uma precisa de mais sombra ou sol ou de mais ou menos água. “As mesmas coisas valem para os nossos desejos. Não adianta uma pessoa falar que quer isso ou aquilo se ela não está se preparando, ou seja, criando condições para obter determinada coisa”, explica.

SE CONHECER

Ao pensar em definir o que é importante e o que deve ser visto como meta, o conselho do psicanalista é que as pessoas devem se conhecer primeiro. Segundo ele, é necessário que a pessoa aprenda a se cuidar e entenda o que ela realmente precisa, já que sem isso qualquer desejo é uma mera fantasia. “É se cuidando que ela pode saber, de fato, o que ela precisa e como ela vai buscar [alcançar a meta]”, explica.

Assim como nem todos os desejos que parecem bons são, de fato, bons, também existe um cenário em que, apesar dos esforços e dos desejos, a meta pode não ser alcançada. Para isso, o psicanalista aponta que a saída é se preparar melhor ou tentar entender se aquilo que ela colocou como meta realmente faz ou deve fazer parte da vida dela. “Algumas coisas nunca vão ser realizadas e isso também faz parte da vida. Nem todos os desejos vão ser realizados e nem precisam [ser]”, pontua.

Sylvio do Amaral Schreiner também pontua que muitas pessoas só conseguem ver o lado negativo das coisas e não conseguem ter foco nas coisas boas, sejam elas grandes ou pequenas. “Está todo mundo esperando receber muitas coisas, querendo que as coisas sejam perfeitas, então muitas vezes não conseguem receber aquilo que está na vida naquele exato momento, naquele instante”, explica, complementando que a vontade de realizar algo grande faz com que as pessoas esqueçam de valorizar as pequenas conquistas do dia a dia.

METAS POSSÍVEIS

O engenheiro industrial, psicólogo e consultor empresarial Abraham Shapiro afirma que definir as metas é um processo muito importante, mas que elas precisam ser mensuráveis e possíveis. Além disso, segundo ele, as metas vêm através da necessidade ou do desenvolvimento.

Em relação às necessidades, as metas são uma forma de superar algum problema, como no caso de um empresário que apresentou dificuldades na gestão do negócio. “Ele precisa estabelecer uma meta de se capacitar, buscar auxílio e ajuda para que ele resolva esse problema de gestão que está consumindo ativos importantes da empresa dele”, explica. Já sobre o desenvolvimento, nesse cenário as metas surgem a partir de uma vontade de adicionar competências ou habilidades a algo que já existe. “São os dois vetores que geram esse impulso para esse estabelecimento de metas”, pontua.

Subir de cargo ou mudar de emprego são alguns dos objetivos presentes em muitas listas de desejos para o ano de 2024, já que a maioria sonha com o trabalho dos sonhos ou com uma remuneração melhor. Entretanto, é necessário estar preparado para alcançar esse objetivo, principalmente no que diz respeito à formação. Shapiro aponta que, além de uma capacitação técnica específica, o mundo dos negócios e da carreira profissional exige muito mais do que o diploma da graduação pode oferecer.

“O mundo está em uma evolução muito grande, então você precisa buscar outros itens de capacitação que não fazem parte do seu currículo básico”, explica, ressaltando que, a partir daí, é necessário partir em uma expedição para “minerar” as habilidades e competências que uma pessoa precisa para desempenhar bem o papel dentro de uma empresa ou no própria negócio.

Ele esclarece que é necessário avaliar o funcionamento da empresa e o que ela mais precisa para que, então, essa pessoa consiga trilhar o caminho para uma especialização adequada dentro daquele cenário. “É isso que as pessoas não têm noção porque elas param no diploma achando que o diploma dará [oportunidades], mas diploma não dá nada, quem dá é você e o seu esforço”, afirma.

SE NÃO FOR AMANHÃ, NÃO VAI SER NUNCA

Engana-se, portanto, quem pensa que a virada de ano muda alguma coisa. Por isso, Abraham Shapiro afirma que é necessário começar a galgar as mudanças a partir de agora, já que se tudo for jogado para o amanhã, nada vai ser alcançado. “É algo que não tem relação com o calendário, mas com a pré-disposição”, afirma.

Além disso, o segredo é começar a cumprir as metas de forma devagar e com constância. Se o desejo é por uma vaga na gerência, primeiro é necessário começar em cargos mais baixos e ir ganhando espaço. Se você quer perder seis quilos no ano, é mais fácil perder 500 gramas por mês do que tudo de uma vez. O mesmo, portanto, vale para a atividade física, já que é possível começar o ano correndo dois minutos e fechar 2024 correndo 30. “Tem que ser sempre e crescendo aos poucos porque aí é possível chegar lá”, destaca

RECALCULAR

Apesar de parecer o fim do mundo, quando uma meta não se realiza é necessário fazer como o GPS quando o motorista erra o caminho: recalcular a rota. “Eu tenho que rever, eu tenho que analisar onde foi que eu errei e corrigir. O ser humano tem essa grande característica e capacidade de se analisar, descobrir quais tenham sido as possíveis falhas e se corrigir. Não há problema nenhum em errar, o problema está em errar e não promover uma correção”, conclui.

Quais são as suas metas para 2024?

Imagem ilustrativa da imagem Mais do que desejar, é necessário preparo para alcançar metas em 2024
| Foto: Fotos: Jéssica Sabbadini

“Para o ano que vem eu quero paz, amor e quero vencer na vida, que é a meta de todos. Eu quero que meu trabalho progrida mais, cada vez mais, e que o governo incentive o nosso trabalho.”

Luiz Carlos Alves da Silva, 57, artesão

Imagem ilustrativa da imagem Mais do que desejar, é necessário preparo para alcançar metas em 2024
| Foto: Fotos: Jéssica Sabbadini

“Eu quero sair mais para me divertir, ir para a praia, ter mais lazer, que a vida é corrida e a gente trabalha bastante, então eu quero é sair um pouco dessa rotina.”

Maurício Rodrigues de Lima, 36, operador de empilhadeira

Imagem ilustrativa da imagem Mais do que desejar, é necessário preparo para alcançar metas em 2024
| Foto: Fotos: Jéssica Sabbadini

“Eu tenho muitos planos e sonhos, mas primeiro de tudo eu quero comprar um carro porque a gente vendeu o nosso para comprar a casa [própria]. Eu também quero ganhar mais, bem mais, e eu pretendo estudar, me aperfeiçoar.”

Ane Bressiano, 27, vendedora

Imagem ilustrativa da imagem Mais do que desejar, é necessário preparo para alcançar metas em 2024
| Foto: Fotos: Jéssica Sabbadini

“Eu realizei em 2023 o meu sonho, que era ter a casa própria, e agora em 2024, se Deus quiser, quero deixála do jeito que eu quero. Também quero trocar meu carro.”

Letícia Silva, 23, promotora de vendas

Imagem ilustrativa da imagem Mais do que desejar, é necessário preparo para alcançar metas em 2024
| Foto: Fotos: Jéssica Sabbadini

“Pretendo formar a minha filha mais velha na escola, fazer uma viagem para a minha terra, Varginha, em Minas Gerais. Também pretendo trabalhar bastante para que a minha empresa possa cada dia mais progredir e crescer."

Ana Rita do Nascimento Barioto, 42, autônoma