Brasília - Mais de mil pessoas morreram por coronavírus no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta (10), o País tem 1.056 mortes confirmadas por Covid-19 registradas. No mundo, a marca de 100 mil mortes por coronavírus foi batida nesta sexta também.

Covas preparadas para vítimas da doença no Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo
Covas preparadas para vítimas da doença no Cemitério da Vila Formosa, em São Paulo | Foto: Antonio Molina/Fotoarena/Folhapress

Segundo o ministério, há 19.638 casos confirmados de Covid-19. Até a quinta (9), eram 941 mortes e 17.857 casos confirmados. Em um dia, o total de casos confirmados teve aumento de 10% - ou seja, foram 1.781 novos registros.

O ministério, porém, tem informado que o número real de casos tende a ser maior, já que só pacientes internados em hospitais fazem testes e há casos represados à espera de confirmação.

Até a quarta (8), o País registrou 34.905 hospitalizações por síndrome respiratória aguda, o que representa alta de 277% em relação ao mesmo período de 2019.

Ainda assim, o número atual de casos já é o dobro do registrado ao final da última semana. Para comparação, no dia 3, eram 9.056 casos. Hoje, já são 19.638.

O estado de São Paulo tem o maior número de confirmações da Covid-19, com 8.216 até o momento. Em seguida, está o Rio de Janeiro, com 2.464, Ceará (1.478) e Amazonas (981). Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia têm entre 604 e 698 casos cada. Nos demais, o número varia.

Para o ministério, apesar do alto número de casos, o Brasil ainda se encontra em uma fase inicial da epidemia. Alguns estados, no entanto, já apresentam sinais de transição para uma segunda etapa, quando há uma "aceleração descontrolada" de casos. A situação ocorre no Amazonas, no Amapá, no Distrito Federal, em São Paulo, no Ceará e no Rio de Janeiro, por exemplo. Neles, o coeficiente de incidência, indicador que compara o total de casos pela população, já é 50% acima da taxa nacional de 9,3 casos a cada 100 mil habitantes. No Amazonas, por exemplo, é de 23,3 casos a cada 100 mil habitantes.

Nesta sexta, o aumento recente da ocupação de leitos hospitalares levou o Ministério da Saúde a iniciar uma distribuição de 60 respiradores para três capitais: Fortaleza, Manaus e Macapá.

Balanço do ministério mostra ainda que a maioria dos estados já teve ao menos duas ou mais mortes confirmadas pelo novo coronavírus – o único ainda sem registros é o Tocantins.

mockup