Curitiba - A quinta edição da Operação Nhapecani, realizada entre as 18 horas de sexta-feira e 18 horas do último sábado, prendeu 102 suspeitos, apreendeu 36 adolescentes e tirou mais de 1,4 tonelada de drogas de circulação em todo o Paraná.
Ao todo foram montados 500 pontos de bloqueio em que policiais realizaram batidas e abordagens, fiscalizaram veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais em busca de armas, drogas e foragidos da Justiça. O balanço final foi divulgado ontem à tarde.
Conforme o coronel Péricles de Matos, coordenador operacional da Polícia Militar do Paraná e da Operação Nhapecani, a ação durante o final de semana foi planejada a partir de levantamentos feitos pelo Setor de Inteligência da corporação, aproveitando a realização da Operação Ágata 7 nas regiões de fronteira. Segundo ele, foi constatado que, com a presença do Exército em Foz do Iguaçu e Guaíra, por exemplo, criminosos acabaram fixando-se nas regiões próximas a grandes centros, como Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
"Com isso acabamos surpreendendo muitas pessoas com as abordagens e conseguimos reduzir as atividades criminosas", disse o coronel.
A ação contou com aproximadamente 2,5 mil agentes de segurança pública, sendo quase 1,9 mil policiais militares, 250 civis, 50 federais e 240 rodoviários federais. Além das prisões e apreensões, foram 18.643 pessoas abordadas e 750 locais visitados. Outros 9.944 veículos foram vistoriados, sendo 287 em situação irregular, e oito recuperados por estarem com alerta de furto ou roubo. Ainda foram apreendidas 13 armas de fogo.
Segundo a Polícia Militar, o objetivo da ação é reduzir a incidência de crimes violentos contra a pessoa, como homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, além dos crimes de furto e roubo. "Além da Nhapecani também fazemos abordagens constantes e incursões nos bairros mais violentos dos grandes centros. Dessa maneira, além de reduzirmos os índices de criminalidade, aumentamos a sensação de segurança com a presença ostensiva do efetivo", ressaltou Matos.
Na 2ª Companhia Regional da Polícia Militar, que abrange o Norte e o Norte Pioneiro, os policiais abordaram 3.072 pessoas, sendo 21 detidas e nove apreendidas. Também foram apreendidos 125,6 kg de maconha, 34 gramas de cocaína e 73 pedras de crack. Na ação ainda foram vistoriados 2.103 veículos, destes 83 foram apreendidos e quatro recuperados.
Em cinco edições, a Nhapecani já prendeu 636 pessoas em todo o Paraná, e apreendeu 194 adolescentes em situação de risco ou envolvidos com a criminalidade. Além disso, foram retirados de circulação 1,7 tonelada de maconha, 3,5 kg de cocaína, 16,9 mil pedras de crack e cem armas de fogo.