Mais de cem foram detidos no Paraná
O delegado do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Rodrigo Brown, informou que mais de cem pessoas envolvidas em explosões de caixas eletrônicos foram presas neste ano no Paraná. Além disso, quatro quadrilhas especializadas no crime foram desarticuladas com base no litoral, no Noroeste e na Região Metropolitana de Curitiba, sendo que os integrantes das organizações criminosas atuavam em outras áreas do Estado.
Para o delegado, o investimento dos bancos nos equipamentos de segurança é fundamental para dificultar as ações criminosas nas agências. "A polícia atua na última ponta deste crime. A fragilidade dos caixas eletrônicos e o controle dos explosivos são outros temas que precisam ser discutidos", comentou. Ele ainda lembrou que a instalação do dispositivo de fumaça em uma rede bancária já apresentou bons resultados no Paraná. "A neblina ocupa todo o espaço e impede a visualização no interior quando o sistema confirma qualquer atividade estranha no caixa eletrônico, como uma tentativa de arrombamento", explicou.
Brown aponta que houve uma redução nos assaltos e sequestros, ao contrário dos crimes contra os caixas eletrônicos, que aumentaram nos últimos anos. "Virou uma epidemia pelo País, com a migração de criminosos pelos estados. É uma ação rápida e dinâmica, com a busca de locais com pouca segurança. O dinheiro levado também fortalece as quadrilhas com armamentos, coletes e veículos e ainda pode ser usado por traficantes, já que existe interligação entre quadrilhas. A explosão de caixas eletrônicos é um braço do crime organizado", avaliou o delegado. (R.F.)





