A primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz aplicada no aposentado Osmar de Castro, 66, trouxe alívio para o filho Claudemar de Castro, 34. O frentista não via a hora do pai ser imunizado contra a Covid-19 e, por isso, a manhã de domingo (11) foi sinônimo de alegria para a dupla em Cambé.

Os dois aguardaram alguns minutos dentro do carro na fila de espera do drive thru criado para garantir o distanciamento entre as pessoas que fazem parte do público-alvo da campanha. Aos poucos, os 889 idosos com 66 anos ou mais foram se aproximando para receber o imunizante nos postos de vacinação montados na rodoviária e no Centro da Juventude, em Cambé. “Faz tempo que eu estava esperando por isso!”, comemorou Osmar.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 800 idosos foram vacinados neste domingo contra a Covid em Cambé
| Foto: Viviani Costa - Grupo Folha

Enquanto aguarda a vez para também receber a dose, o filho lembra que não é hora de se descuidar. “Eu estou vivendo um dia de cada vez, me cuidando. Agora com o meu pai vacinado, eu estou bem mais tranquilo. Minha cunhada teve a doença e um amigo também. Os dois estão bem. Mas tenho um amigo que perdeu os pais. Ele tem uns 25 anos. Ele e os pais ficaram na UTI. Ele se recuperou, mas o pai e a mãe morreram. É triste demais isso”, comentou Claudemar.

Durante a manhã, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou a ação dos profissionais em Cambé e destacou a importância de dar mais celeridade à vacinação. O município recebeu uma nova remessa na sexta-feira e mais de 50 servidores de diversas áreas participaram da organização para viabilizar a aplicação das doses no domingo.

“Com a previsão atual do Ministério da Saúde, o Paraná deve receber 1,5 milhão de doses em abril. Com esse número, nosso foco é começar a vacinar as pessoas com pelo menos 60 anos de idade. Chegando nessa meta, conseguiremos diminuir muito a mortalidade nas nossas UTIs. Hoje, 67% dos paranaenses que perderam a vida para o coronavírus têm mais de 60 anos de idade. Conseguindo imunizá-los, tenho certeza de que vamos baixar a mortalidade de forma geral”, explicou. O Paraná imunizou, até este domingo, 1.268.481 paranaenses ou 12,14% do total.

Segundo a secretária de Saúde de Cambé, Adriane Bertan Lombardi, a cidade já ultrapassou a marca de 15 mil doses aplicadas. Idosos acima de 78 anos receberam a segunda dose no sábado.

“A gente está vacinando as pessoas com 66 anos ou mais, mas nem por isso nós deixamos de vacinar quem porventura tenha perdido a data da dose. Nós não trabalhamos com cadastro prévio. A gente faz a convocação da população e ela pode comparecer tanto no drive-thru como a pé mesmo, mas a nossa prioridade é o drive-thru por uma questão de segurança”, explicou.

Os idosos das faixas etárias contempladas anteriormente que não compareceram para receber o imunizante poderão ir até os postos de imunização (na rodoviária e no Centro da Juventude) assim que o município receber uma nova remessa da vacina.

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Cambé, Núbia Mara Mattos, destacou que a adesão à campanha tem sido satisfatória.

“Há o empenho de toda a equipe de profissionais, não só da área da saúde, e o envolvimento de toda a cidade em prol dessa vacina. Isso tem feito com que a campanha tenha o êxito esperado. Temos uma boa adesão. A quantidade de pessoas vacinadas tem atingido quase a integralidade das estimativas da população em cada faixa etária”, afirmou.

“A população entende que nós temos que vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Por isso que a gente faz o drive-thru. A gente não tem fila desnecessária e até o último minuto do dia de vacinação tem vacina disponível para quem chegar”, acrescentou o prefeito de Cambé, Conrado Scherer.

Neste domingo, a vacinação foi encerrada por volta das 12 horas. Além de Cambé, Londrina, Bela Vista do Paraíso e Rolândia (na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde) também realizaram a aplicação das doses contra a Covid-19 neste domingo. A expectativa é que mais doses sejam encaminhadas a Cambé até esta quinta-feira (15).

“A adesão dos municípios da 17ª Regional de Saúde tem sido muito boa, inclusive com a campanha de domingo a domingo. Todos os prefeitos da região deixaram muito claro que, uma vez tendo vacina, eles se organizariam para atender a população de domingo a domingo. Não temos vacina para todos, infelizmente, e o que a gente tem conversado é que vacina boa é vacina no braço, imunizando as pessoas. A vacina chega e as pessoas já devem ser imunizadas o mais rápido possível. Essa é a orientação”, ressaltou a diretora da 17ª Regional de Saúde de Londrina, Maria Lúcia Lopes. (Com informações da Agência de Notícias do Paraná)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.