Curitiba - A primeira fase do vestibular 2015/2016 da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada na tarde de ontem, registrou abstenção de 12,1%. O índice se mantém na média, segundo o Núcleo de Concursos da UFPR. É o maior vestibular da história da Federal do Paraná, com provas realizadas em 35 locais nas cidades de Curitiba, Palotina, Matinhos, Toledo e Jandaia do Sul. Ao todo, 51.785 candidatos compareceram e responderam às 80 questões objetivas.
Segundo a assessoria de imprensa da instituição, o concurso transcorreu tranquilamente. Noventa e seis candidatos, portadores de necessidades especiais (91 na capital) fizeram as provas em locais preparados para eles.
Com a oferta de 4.866 vagas em 118 cursos, a UFPR fica entre as instituições mais disputadas pelos estudantes brasileiros, informa a assessoria de imprensa. A cidade de Toledo realizou o primeiro vestibular da universidade no município. A partir de 2016, a região terá a primeira turma de Medicina da UFPR fora de Curitiba. O curso já é o segundo mais concorrido do processo seletivo, com 3.542 inscritos para 60 vagas. Além de Medicina, Direito, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e Medicina Veterinária estão entre os mais disputados pelos candidatos.
O vestibular 2015/2016 também se difere dos anteriores com relação ao sistema de cotas. Seguindo as determinações do governo federal (pela Lei nº 12.711), metade das vagas ofertadas pela instituição será destinada exclusivamente a candidatos que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública – com reservas proporcionais, dentro desses 50%, a vestibulandos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
Outra novidade: pela primeira vez, a utilização do nome social (aquele pelo qual a pessoa se autoidentifica) passou a ser possível desde o ato de inscrição no processo seletivo.
"Queremos que o nosso vestibular seja referência também no respeito aos candidatos. Mesmo com um processo seletivo de proporções históricas, abrimos sempre espaço a inovações e ficamos orgulhosos em ver que somos capazes, cada vez mais, de oferecer igualdade de oportunidades aos estudantes que tanto sonham com uma vaga na Federal do Paraná", afirmou o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, durante entrevista coletiva cedida à imprensa ontem.
O gabarito provisório desta primeira fase foi divulgado ontem, após o término da realização das provas, no site do Núcleo de Concursos.

mockup