Mais de 25 mil pessoas já passaram pelas Cataratas
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 09 de fevereiro de 2016
Celso Felizardo<br>Reportagem Local 
A tranquilidade do contato com a natureza de Foz do Iguaçu foi a alternativa encontrada por milhares de pessoas que decidiram fugir da folia de Carnaval neste ano. De sábado até ontem, o Parque Nacional do Iguaçu já havia recebido 26.621 visitantes. A expectativa da administração do parque, de receber 30 mil pessoas no feriado, deve ser superada amanhã, no último dia de programação especial.
Desde sábado, os portões estão sendo abertos uma hora mais cedo, às 8 horas, com horário de fechamento mantido às 17 horas. A maior visitação demandou reforço no efetivo de funcionários e ônibus extras para o transporte dos turistas. Amanhã, na Quarta-Feira de Cinzas, o parque retoma o expediente normal, das 9h às 17h. No sábado, foram 6.118 visitantes. O domingo registrou a maior movimentação, com 12.874 turistas.
Ontem, o tempo firme ajudou e o dia terminou com 7.629 visitantes que puderam conferir a beleza das cataratas e de outras atrações da unidade de conservação considerada Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), desde 1986.
Outro ponto turístico da cidade, a Usina Hidrelétrica de Itaipu espera 15 mil turistas no feriado. O Complexo Turístico, manteve os horários diferenciados adotados desde o Natal, o que garantiu mais tempo para os visitantes conferirem as belas paisagens do Complexo Turístico. A abertura do vertedouro foi um espetáculo extra para os visitantes.
Até amanhã, as paradas da Visita Panorâmica no Mirante Central da usina e no Porto Kattamaram de onde pode se observar a beleza do lago de Itaipu são livres, sem horário de retorno marcado. Em ambos os pontos, o turista pode descer do ônibus e ficar o tempo que desejar para aproveitar a estrutura local.
Quem quiser aproveitar os dias na usina pode chegar cedo as manhãs são mais favoráveis também para encontrar o vertedouro aberto, porque a demanda de energia tende a cair no País e a geração é menor no período.
A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, que dispõe de 27,5 mil leitos, teve taxa de ocupação próxima aos 80%, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindihotéis). O feriado foi marcado pela presença expressiva de argentinos. Entre as origens informadas, 70,3% das reservas foram de brasileiros; 21,6% de argentinos e 8,1% de outras nacionalidades. No Carnaval do ano passado, o público argentino não passou de 3%.


