O concurso para a contratação de novos investigadores, papiloscopistas e delegados para a Polícia Civil do Paraná será realizado neste domingo (21). Ao todo, 106.338 inscritos estão aptos a concorrer a uma das 400 vagas, sendo 300 para investigador, 50 para papiloscopista e 50 para delegado.

Imagem ilustrativa da imagem Mais de 100 mil inscritos prestam concurso da Polícia Civil neste domingo
| Foto: Divulgação - AEN

As provas serão aplicadas em mais de 300 locais em Curitiba e na Região Metropolitana. O cronograma inicial previa a realização do exame no dia 26 de julho do ano passado. No entanto, em razão do cenário crítico da pandemia de Covid-19 naquela ocasião, a Sesa-PR (Secretaria de Estado da Saúde) recomendou a suspensão da seleção. As inscrições foram efetuadas entre 4 de maio e 2 de junho.

No início do mês, o MPT-PR (Ministério Público do Trabalho no Paraná), a DPE-PR (Defensoria Pública do Estado do Paraná) e a DPU (Defensoria Pública da União) haviam recomendado um novo adiamento da prova. Entre os argumentos estavam a preocupação com a disseminação do novo coronavírus, a taxa de retransmissão e a exaustão dos funcionários do setor da saúde, além da circulação de inscritos vindos de outros estados. No entanto, a recomendação foi desconsiderada pela equipe responsável pela seleção.

Nesta semana, o Paraná confirmou cinco casos da variante P1 da Covid-19. Os diagnósticos foram identificados em pessoas vindas de Manaus e que foram atendidas em Curitiba e Campo Largo. Outras 70 amostras de casos suspeitos da variante no Paraná estão sob análise na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Até esta quinta-feira (18) foram contabilizados 600.189 casos positivos de Covid-19 no estado e 10.907 mortes.

A taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI para o atendimento de pacientes adultos que apresentam sintomas ou confirmação de Covid-19 chegou a 87% nesta quinta. O índice variou entre 84% (na macrorregião norte do Paraná que inclui Londrina) e 88% (na macrorregião leste que abrange a capital do estado).

A quantidade de candidatos inscritos de outros estados não foi informada pela assessoria Polícia Civil do Paraná. O protocolo de biossegurança criado para a realização do concurso estabelece o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização, entre outras normas. Os candidatos não poderão se alimentar durante o período do exame para diminuir os riscos de contaminação.

De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os inscritos “que apresentarem temperatura corporal igual ou superior a 37,1ºC ou que apresentarem sinais evidentes de síndrome gripal terão a entrada vedada no local de prova, sendo desclassificados do concurso”. Não será possível reagendar o exame.

O concurso é realizado pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Além da prova que será aplicada neste domingo, os inscritos para o cargo de delegado responderão questões de conhecimento específico no dia 11 de abril.