Mais 6,5 milhões de celulares no ano 2000
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de novembro de 1999
por Milton F.da Rocha Filho 
São Paulo, 23 (AE) - O Brasil fechará o ano de 99 com 13 milhões de telefones celulares e para o ano de 2000, serão mais 6,5 milhões de novos celulares, segundo informou o diretor de Telecomunicações da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp), Carlos de Paiva Lopes. De acordo com Lopes, os investimentos totais da área de telefonia para o próximo ano podem chegar a US$ 13 bilhões.
Segundo o empresário, o setor de telecomunicações, como um todo em 99, fechará o ano com investimentos da ordem de US$ 12 bilhões. "O difícil agora é fazer uma estatística mais apurada, pois antes tínhamos poucas empresas", disse Lopes. "O setor de telecomunicações era um monopólio. Poucas empresas atuavam no setor. Agora temos mais de 80. Além disto, há uma ampliação do setor com novas companhias, principalmente na área de Internet, tanto como provedoras de tecnologia como de conteúdo. O setor está em ebulição e evolução. Sempre gerando mais empregos", explicou.
Lopes também é diretor de Tecnologia da Associação Brasileira das Indústrias Elétricas e Eletrônicas (Abinee), e na sua análise lembrou que "muitas companhias que não atuavam no setor estão agora aproveitando suas infraestruturas. Como são os casos do Metrô de São Paulo, a Petrobrás, Ferrovias e Rodovias, que estão cabeando ou cabearam suas áreas com cabos de fibra óptica. Acabaram por entrar no setor de telecomunicacões".


