Londres- Sedas em tons claros, saias curtíssimas e lantejoulas brilharam nas passarelas da Semana da Moda de Londres, inaugurada ontem, mas o assunto da hora não foi o comprimento das saias ou as cores da moda, mas a magreza excessiva de algumas modelos, algumas das quais são suspeitas de sofrerem transtornos alimentares, como a anorexia.
As pressões sobre os organizadores da Semana da Moda para que ponham um limite à magreza das modelos, como fez Madri e Milão poderá fazer, se intensificaram nos últimos dias, com os apelos de autoridades e especialistas para que Londres siga o exemplo espanhol.
A ministra britânica da Cultura, Tessa Jowell, foi uma das vozes que se levantaram em Londres, pedindo que seja seguido o exemplo de Madri, que decidiu barrar do evento Passarela Cibeles modelos com um índice de massa corporal - calculado em função da relação peso e altura - inferior a 18.
Esta polêmica se acirrou após a morte, há alguns meses na passarela, da jovem modelo uruguaia Luisel Ramos, vítima de uma dieta para emagrecer, na qual durante três meses só comeu saladas verdes e bebeu refrigerantes dietéticos e após a decisão de Madri, no sábado, de vetar a participação de cinco modelos.

mockup