Curitiba - "Direito Ambiental se aprende na escola" é o mais novo projeto social no litoral paranaense desenvolvido pela Associação dos Magistrados do Paraná. O objetivo é que as escolas públicas da região incluam as discussões sobre meio ambiente e preservação no dia a dia da sala de aula. ôPrecisamos formar consciência nas crianças que a degradação é contra nós, contra os seres vivos, contra a humanidade. Precisamos plantar nos estudantes a semente do respeito ao meio ambiente", defende o presidente da Associação, juiz Roberto Portugal Bacellar.
A discussão sobre preservação dá continuidade ao programa ôJustiça se aprende na Escola", também desenvolvido pelos magistrados do Paraná e que já levou cerca de 70 mil estudantes do Ensino Fundamental a conhecer o funcionamento do Judiciário. Advogados e magistrados percorreram escolas promovendo reuniões com professores e falando aos alunos sobre Justiça e direitos do cidadão.
A proposta de ampliar este programa também para questões relacionadas ao meio ambiente surgiu durante o Congresso Paranaense de Direito Ambiental, que reuniu no fim de semana que passou centenas de juízes de Direito, promotores de Justiça, advogados e a comunidade em Paranaguá. O ministro do Superior Tribunal de Justiça recomendou que ôdesenvolvimento sem poluição" deve ser o grande slogan nacional e defendido por toda a população.
O programa ôDireito Ambiental se aprende na escola" já ganhou os primeiros parceiros. Os professores Marcelo Dias e José Reis, da Universidade Estadual do Paraná em Paranaguá (Unespar), informaram que vão desenvolver o projeto ôUniversitário Cidadão". Oito escolas pública da cidade e a universidade vão se unir para ensinar a comunidade a proteger o meio ambiente.

mockup