Mãe descuidada é presa após a morte da filha
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 10 de outubro de 2002
Agência Estado 
Sorocaba - A doméstica Dolores Fogaça de Almeida, de 38 anos, foi presa em flagrante ontem, em Sorocaba, acusada de ter contribuído, com descuido e maus-tratos, para a morte da filha Helena de Almeida Ferreira, de 5 anos. A menina foi internada de madrugada na Unidade de Pronto-Atendimento Humberto de Campos com anemia profunda e desnutrição. Não resistiu. A criança tinha feridas por todo o corpo e a cabeça cheia de piolhos.
A delegada Sueli Morales chegou a lamentar ser obrigada a prender a mulher, mãe de outros sete filhos, mas disse que estava cumprindo a lei. Dolores foi levada para a Cadeia Feminina de Votorantim. A pena para maus-tratos, no caso de morte, é de 4 a 12 anos de prisão, aumentada em um terço se a vítima é menor de 14 anos. Esse tipo de prisão, por falta de cuidado com os próprios filhos, é bastante raro.
O médico Jeferson Rodrigues, que atendeu a criança, acionou o Conselho Tutelar depois de verificar que Helena tinha sinais evidentes de falta de cuidados e de maus-tratos. Segundo ele, a morte ocorreu por causa da desnutrição profunda, agravada pela falta de higiene. O conselheiro Yoshihima Kato foi à casa da família, no Jardim Itanguá II, e verificou que os irmãos da menina morta também vivem em situação de descaso, principalmente com a alimentação e a higiene.


