Mabel fecha 1º semestre com o dobro de exportações
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de agosto de 1999
Por Kelly Lima 
Ribeirão Preto, SP, 19 (AE) - A Mabel, fabricante de biscoitos com fábricas em Ribeirão Preto (SP) e Três Lagoas (MS) fechou o primeiro semestre deste ano com um volume de exportações equivalente ao dobro do mesmo período de 1998.
A empresa, que detém 5,4% do mercado nacional de biscoitos, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nielsen, não revela os números, mas confirma que deverá chegar ao fim do ano com um faturamento de US$ 1 milhão referente às vendas no mercado externo. Os principais países receptores desse produto são Argentina e Paraguai. Para entrar neste mercado, inclusive, a Mabel readaptou as embalagens ao tamanho encontrado naqueles países, como estratégia para ser melhor aceita no mercado.
Passou a substituir as tradicionais embalagens de 200 gramas e 500 gramas por pacotes menores de 160, 170 e 330 gramas
obtendo os resultados verificados. Segundo o superintendente da empresa em Ribeirão Preto, Reinaldo Bertagnon, no entanto, a maior alavanca para o crescimento está na desvalorização cambial.
"O produto passou a ter um preço mais competitivo", disse. Segundo o Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias e Biscoitos do Estado de São Paulo (Simbesp), o setor geral de biscoitos deverá exportar este ano pelo menos 6% a mais do que em 1998, quando faturaram US$ 22,5 milhões.


