Luxemburgo cria mal-estar com a Inter
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de abril de 2000
Por Reali Júnior 
Paris, 20 (AE) - As declarações do técnico da seleção brasileira, Wanderley Luxemburgo, que está disposto a indicar o preparador físico Marcus Moura Teixeira para acompanhar, ao lado do fisioterapeuta Nilton Petrone, o programa de reeducação de Ronaldinho, estão gerando mal-estar junto a direção da Inter de Milão. Nesta quinta-feira, o diretor de comunicação do clube italiano, Sandro Sabattini, não podia ter sido mais claro ao comentar essa informação com os jornalistas, utilizando uma certa dose de ironia, na ante-sala do quarto do jogador no Hospital La Pitié Salpetriére, em Paris: "Agradecemos muito o Luxemburgo por seus conselhos...".
Sandro Sabattini lembrou que o clube italiano já conta com dois preparadores físicos, Claudio Gaudino e Claudio Bordon, e caberá à sua direção decidir nos próximos dias qual dos dois vai cuidar especificamente de Ronaldinho durante essa fase. O jogador receberá alta na manhã desta sexta-feira, deverá deixar o hospital nas primeiras horas da tarde e seguirá de ambulância até o aeroporto de Le Bourget, embarcando no jato privado do presidente da Inter, Máximo Moratti, para Milão.
Essa não é a primeira vez que ocorrem "incompreensões" entre Luxemburgo e o staff da Inter de Milão. Cita-se, por exemplo, o episódio da convocação de Ronaldinho para os dois amistosos na Austrália, no ano passado. O jogador só estava autorizado pela FIFA a efetuar uma partida, respeitando a cota estabelecida, mas o técnico da seleção insistiu para que ele disputasse os dois jogos.
Ronaldo acabou viajando 49 horas de avião , ida e volta à Austrália, mas não jogou nenhuma das partidas, pois foi dispensado pelo treinador. Coincidência ou não, uma semana depois desse episódio na Austrália, o atacante sofreu sua contusão. Na época, lembra ainda Sabattini, os dirigentes da Inter acompanharam o brasileiro, da mesma forma que pretendem acompanhá-lo até o final dessa nova fase de recuperação.
O fisioterapeuta Nilton Petrone, que é funcionário do clube italiano, também disse que esse é um problema do Inter e não dele, tendo lembrando que o Brasil tem excelentes profissionais e que pessoalmente aceita toda cooperação, mas não cabe a ele aceitar ou não a indicação de Luxemburgo. Aliás, quando indagado sobre a trabalho desenvolvido por Filé, Sandro Sabattini reafirmou que "ele continua merecendo total confiança do clube", numa forma de confirmá-lo como o homem que vai executar o programa de reeducação preparado pelo prof. Gerard Saillant, o médico que operou o joelho do jogador.
O dirigente do Internazionale explicou que essa fase do programa, os quatro primeiros meses, praticamente se resume a um tratamento de fisioterapia e só depois é que será iniciado um programa de preparação física.
Nesta quinta-feira, o movimento no hospital foi grande, com muitas crianças solicitando autógrafos de Ronaldinho. O assessor do atacante, Rodrigo Paiva, fez a ponte entre as crianças, os fãs e o jogador. Mais de 60 autógrafos haviam sido assinados até o final da tarde. O brasileiro também recebeu a visita de uma comissão de alunos do Liceu Jean Lurçat de Paris.
Na madrugada desta quinta-feira, a polícia francesa prendeu dois indivíduos suspeitos, um deles com uma arma de fogo
nas imediações do pavilhão onde o Ronaldinho está internado. No sábado, já em Milão, o brasileiro irá conceder duas entrevistas coletivas no saguão do edifício onde mora, nas proximidades do estádio de San Siro. Uma para os jornalistas italianos e outra para os brasileiros.


