O ex-vice-reitor da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Ludoviko Carnasciali dos Santos morreu neste sábado (4), aos 66 anos.

Imagem ilustrativa da imagem Ludoviko Santos, ex-vice-reitor da UEL, morre aos 66 anos
| Foto: Reprodução/UEL

Pelas redes sociais, familiares e amigos prestaram homenagens a Ludo, como era conhecido. A UEL também divulgou nota de pesar em seu site oficial.

Santos ingressou na UEL em 1981 como professor do Centro de Letras e Ciências Humanas, onde se tornou diretor anos mais tarde. Ele também se destacou no estudo das línguas indígenas, com atuação no grupo de trabalho de Línguas Indígenas da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística).

Na vice-reitoria, Ludoviko teve papel atuante nas lutas pela manutenção de direitos da universidade, ao lado da reitora Berenice Jordão. “Talvez, as situações de maior posicionamento foram em reuniões do Conselho Universitário, onde discutíamos a questão das cotas. Fizemos um aprimoramento dos sistema de cotas já existente. Já tínhamos cotas sociais e ampliamos um pouco mais", lembrou a reitora da UEL entre 2014 e 2018.

Por muitas vezes, como reitor em exercício, Santos manteve posições firmes contra contingenciamentos e medidas administrativas que colocavam em xeque a autonomia das universidades. "A defesa do vestibular indígena também, porque ele sempre trabalhou a questão indígena dentro da Linguística. Ele tinha uma visão muito mais próxima da realidade - por conta da vivência - daquilo que eles demandavam em termos de ingresso na universidade. Nestas questões de inclusão tínhamos uma boa sintonia”, completou a ex-reitora.

Além de ser lembrado pela personalidade firme, Santos também foi definido como uma pessoa que trazia serenidade às discussões travadas em prol da universidade. "Era uma pessoa que expunha as posições muita claramente. Era muito tranquilo e trazia serenidade, isso era bem marcante. Era uma pessoa do diálogo, que ouvia, debatia, sem dúvida, politicamente, os assuntos importantes que ele considerava", definiu Jordão.

O corpo de Ludoviko Carnasciali dos Santos foi enterrado na tarde deste domingo, no Cemitério Parque das Allamandas.

(Atualizada às 19h)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.