A Delegacia Eletrônica, instrumento criado pela Polícia Civil para facilitar a vida dos paranaenses na hora do registro de diversas ocorrências, tem sido muito usada pelos londrinenses especificamente em casos que sempre dão muita dor de cabeça: perda ou extravio de documentos, como RG, CPF e carteira de habilitação. Dados obtidos pela FOLHA pela Lei de Acesso à Informação com a Secretaria Estadual de Segurança Pública mostram um tímido crescimento de 3% entre 2018 e 2019 nos boletins de ocorrência feitos pela internet. Foram 5.205 no ano passado e 5.009 no retrasado. Os números compreendem a comunicados feitos a partir de computadores de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinenses estão registrando mais BOs de perdas de documentos pela internet
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha

No mesmo período, caiu a procura da confecção desse tipo de BO nas delegacias físicas da cidade. Em 2018, foram 6.805 registros de quem perdeu algum documento importante e 5.516 em 2019, uma queda de 18%. Na soma dos dois anos, a 10ª Subdivisão Policial é a unidade mais procurada, com 8.824 boletins, seguido do 5º Distrito, na zona norte, com 1.667; o 1º DP, na rua Tupi, no centro (562); 2º DP, na avenida Santos Dumont, zona leste (485); o 3º DP, no jardim Bandeirantes, região oeste (413); 6º DP, na zona sul (191); Delegacia de Trânsito (51); Delegacia do Adolescente (28); Delegacia da Mulher (13); Delegacia de Homicídios (11); Nucria (5); Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos); Delegacia de Furtos e Roubos (1) e Núcleo de Combate à Corrupção (1), as duas últimas criadas no ano passado.

De acordo com o delegado-chefe de Londrina, Osmir Neves, o aumento pelos BOs online acontece pelas vantagens oferecidas. "O cidadão pode registrar a ocorrência na comodidade do seu lar ou onde estiver sem a necessidade de ir até uma delegacia, que mesmo assim estará pronta para atendê-lo. O acesso é bastante simples e o próprio site da Polícia Civil fornece um passo a passo de como fazer a comunicação da forma correta", afirmou. Além de documentos perdidos, a Delegacia Eletrônica pode ser acionada em outras situações, como furto ou perda de placa de veículo, de objetos, cartões bancários, cheques e dinheiro.

De acordo com o site oficial do serviço, que você pode acessar aqui, apenas maiores de idade podem registrar os boletins, desde que saibam o RG e CPF. Somente são aceitos os casos que aconteceram no Paraná. Durante o registro, é necessário repassar um e-mail. Se o usuário não tiver um, pode encaminhar o endereço eletrônico de um conhecido. O BO feito pela internet tem a mesma validade que um protocolado em qualquer delegacia.

Se a pessoa quiser procurar esse serviço nas unidades policiais, precisa se atentar para o funcionamento dos distritos, que atendem em horário comercial. Já no período noturno, sábados, domingos e feriados os boletins de ocorrências necessitam ser feitos na Central de Flagrantes, que opera 24 horas na avenida Santos Dumont. "Ela precisa levar a relação dos documentos perdidos e indicar, se souber, o local e horário aproximados de quando perdeu", salientou Osmir Neves.