Londrina - A atual gestão da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) diz estar ciente de que há muito a melhorar na infraestrutura dos 13 cemitérios municipais da cidade. Os visitantes também. "Está muito abandonado. Acho que poderiam melhorar a limpeza e, principalmente, fazer o calçamento das ruas internas entre os túmulos. É muito barro e lama", disse a secretária doméstica Valdeni Jesus dos Santos, que assim como vários londrinenses anteciparam ontem o Dia de Finados para ir aos cemitérios homenagear aqueles que lhes deixaram saudades. A dona Valdeni foi acender velas para os dois filhos, assassinados, o ex-marido e dois sogros, todos sepultados no Jardim da Saudade (zona norte).
O cemitério na Avenida Saul Elkind é um dos maiores de Londrina, mas ainda não tem asfaltamento nas vielas perpendiculares à rua principal. No banheiro masculino, faltam tampas nos dois vasos sanitários e puxadores nas válvulas de descarga.
A família Yamaji também esteve lá limpando e enfeitando o túmulo dos patriarcas. O comerciante Antônio Yamaji reforçou a necessidade de asfaltar as vielas. "Com a taxa que eles (Acesf) nos cobram, já dá pra cobrar mais melhorias", afirmou.
O movimento no cemitério era intenso ainda pela manhã. A ponto do sorveteiro Antônio da Cunha vislumbrar boas vendas até o final do dia. "Estou aqui desde as 9 horas e já vendi bem", comemorou. Os floristas também não tinham do que reclamar.
No centro da cidade, o Cemitério São Pedro já não tinha tanta gente assim por volta das 11h20. A aposentada Maria Adélia, que foi visitar os túmulos do pai, do irmão e de uma amiga, considerou que o espaço está mais bem cuidado do que há dois anos, quando esteve no cemitério pela última vez. Mas pediu mais segurança. "Acho que podiam melhorar mais a segurança nos dias de semana. Não dá pra vir porque é muito perigoso", disse.
A superintendente da Acesf, Sônia Maria Nobre Gimenez, reconheceu que há muito a melhorar nos cemitérios municipais da cidade. "Os cemitérios foram muito abandonados ao longo dos últimos anos. Temos feito reformas e adequações de acessibilidade nos portões e banheiros. Com certeza os cemitérios estão muito melhores, mas ainda distantes do que a gente gostaria", avaliou, lembrando que estão em andamento processos licitatórios visando obras de maior impacto nos cemitérios municipais, que vão desde a implantação de sistema de drenagem à construção de calçadas com pisos táteis e pavimentação das vielas internas.
Hoje, Dia de Finados, os cemitérios municipais estarão abertos para visitação das 7h às 18h. Serão celebradas missas a partir das 9 horas. A Acesf estima que mais de 150 mil pessoas visitem os cemitérios durante o feriado.

mockup