Imagem ilustrativa da imagem Londrinense corre ao Mercado Municipal Shangri-Lá para as compras de Réveillon
| Foto: Saulo Ohara



Os preparativos para festa de Réveillon levaram os londrinenses ao Mercado Municipal Shangri-Lá, na última manhã de 2018. Frutas, bebidas, carnes e produtos da culinária japonesa são os mais procurados para quem reúne amigos para comemorar a chegada de 2019. Ainda é possível comprar até às 18h. "Compramos tudo que temos direito. Mas não abrimos mão das uvas, romã e lentilha. Somos clientes do mercado há mais de 10 anos. É difícil encontrar produtos de qualidade como aqui", afirmou a arquiteta Anelise Gomes Matos, 49, que foi às compras acompanhada da mãe, a aposentada Vera Gomes, 70.

Uma das lojas mais procuradas é a Casa de Carnes Irmãos Futura. O açougue é especializados em defumados e assados. Muita gente prefere a comodidade de comprar a comida pronta. "Todos os anos venho aqui comprar a costelinha de porco, mas sou frequentadora do mercado. Costumo abastecer minha cada de frutas com as compras que faço aqui aos domingos", contou a advogada Ivete Tamayose, 57.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense corre ao Mercado Municipal Shangri-Lá para as compras de Réveillon
| Foto: Saulo Ohara



Há 33 anos à frente do açougue, o comerciante Milton Furuta é o responsável pelas vendas e preparos dos produtos. Ele está instalado no mercado há 50 anos, quando começou ainda criança. Nesta época, com o movimento em alta, toda a família vai para trás do balcão para ajudar. "Filhos, sobrinhos, a sogra, a mulher. Todos vêm para cá e nem precisa pedir", contou Furuta. Só para a data são preparados mais de 1.500 quilos de carne, que começaram a preparados na véspera. Os funcionários trabalharam durante toda a madrugada. "Vou levar a leitoa para casa, não como aves nesta época, dizem que dá azar. Melhor não arriscar", contou Futura, revelando sua superstição.

Entre a comunidade nikkei o produto mais procurado são os bolinhos de arroz moti. A receita é simples, arroz cozido e socado que pode ser preparado frito ou em uma sopa ozoni. Na tradição japonesa, a comida servida no primeiro dia do ano traz sorte e ajuda a manter a união da família. "O movimento está ótimo. Nesta época o moti vende muito. Nos preparamos para vender 150 quilos neste período do ano novo", afirma o comerciante Marcos Yoshida, 35.

Indispensável para a contagem regressiva, o espumante também está entre os itens mais procurados no mercado. Os mais vendidos são os rótulos brasileiros, de vinícolas do Rio Grande do Sul. Há opções a partir de R$ 28,90, e até vinhos premiados internacionalmente a partir de R$ 35,90. "Estávamos preocupados com o movimento, mas está muito melhor do que o esperado. Tanto nas cestas de Natal, como nos espumantes. Acho que o ano novo vai ser muito ainda melhor", apostou a comerciante Cristiane Shiroma, 38, cheia de otimismo.

mockup