Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta quinta-feira (25), Londrina somou 44,2 mil casos da Covid-19, com 913 óbitos em decorrência de complicações causadas pela doença. Foram 347 novos casos e mais 14 mortes em comparação com o levantamento anterior. Destes, oito óbitos foram registrados nas últimas 24 horas. Ao mesmo tempo, 660 pessoas ainda atravessavam a fase de transmissão da doença sendo obrigadas a também permanecerem em isolamento domiciliar. Destas, 232 estavam internadas, sendo 118 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina ultrapassa 900 óbitos por Covid-19 nesta quinta-feira
| Foto: Evaristo Sá/AFP

Em mais um dia com os leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da Covid-19 completamente lotados, a cidade registrou taxa de ocupação de 98% nos leitos de UTI adulto exclusivos para o tratamento da doença. A demanda fez com que a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI adulto no município ficasse em 85%. O número de pacientes aguardando um leito exclusivo para o tratamento da Covid-19 alcançou 790 em todo o Paraná nesta quinta-feira. Destes, 134 somente da macrorregião Norte do estado.

Por outro lado, o número de pacientes que já receberam a primeira dose da vacina em Londrina já alcançou o total de casos confirmados. De acordo com a Prefeitura, 44,2 mil moradores já haviam recebido a primeira dose até esta quarta-feira. Destas, 14,6 mil já haviam sido vacinados com a segunda.

Outras quatro UBSs (Unidade Básica de Saúde) servirão como pontos de aplicação da segunda dose do imunizante durante esta segunda-feira. Serão elas as UBSs Alvorada, Casoni, Ernani e Eldorado. Atualmente, a Unidade Básica de Saúde do Jardim do Sol e o Centro de Imunização da Zona Norte são os pontos de referência para os moradores. “Cerca de 2.500 pessoas completam o prazo de 21 dias para serem vacinadas com segunda dose da Coronavac, até segunda-feira (29). Nossa estimativa é contemplar todo esse pessoal, avaliar e analisar como foi esse primeiro dia de atendimento e, em seguida, definir se essas UBSs passarão a aplicar, também, primeira dose”, explicou o secretário municipal de saúde, Felippe Machado.

PARANÁ

Já o boletim divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) nesta quinta-feira apontou que o Paraná confirmou um número assustador de novos casos: 11,2 mil. Conforme o levantamento, 9,6 mil destes foram confirmados ao longo do mês de março. Em comparação com o boletim anterior, o estado registrou 295 novos óbitos em decorrência de complicações causadas pela Covid-19. Os pacientes tinham entre 30 e 97 anos.

De acordo com o “vacinômetro”, 205,2 mil paranaenses já receberam as duas doses do imunizante contra a Covid-19. Já se analisados os que receberam ao menos a primeira dose, este número salta para 704,7 mil.

O Governo do Paraná informou que receberá mais 227,4 mil doses na manhã desta sexta-feira. A remessa é formada por 188,8 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan, e 38,6 mil da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica Astrazeneca e produzida pela Fundação Oswaldo Cruz. A nova entrega elevará para 1.727.850 o número de doses recebidas pelo Paraná.