A Secretaria Municipal de Saúde divulgou três novos óbitos em decorrência da infecção causada pela Covid-19 e 87 novos casos da doença nesta sexta-feira (23). Embora os números acumulados sejam expressivos, 301 mortes e 12.056 casos confirmados, a cidade segue em um movimento de recuo gradual do cenário epidemiológico. Entretanto, isso não deve representar um relaxamento total por parte da população, uma vez que dois surtos em instituições de saúde estão sendo monitorados.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina ultrapassa 300 óbitos em decorrência da Covid-19
| Foto: Evaristo Sá/AFP

Segundo o boletim, uma idosa de 86 anos e dois idosos de 60 e 82 anos foram incluídos na lista que já soma 301 pessoas na cidade. A semana também chega ao fim com 226 casos ativos em Londrina, a maioria (162) em isolamento domiciliar. Das 64 pessoas que estão internadas, 39 necessitam dos cuidados de Unidades de Terapia Intensiva e 25 ocupam leitos de enfermaria., divulgou a Prefeitura.

Conforme o último boletim técnico elaborado pelo Coesp (Comitê de Operações Especiais em Saúde Pública), o município segue com um cenário epidemiológico mais estável em comparação com os primeiros meses de pandemia. Após apresentar crescimento no número de notificações por Síndrome Gripal na semana do dia 30 de setembro, Londrina registrou queda a partir do dia sete de outubro, "tendência que vem se mantendo até a semana epidemiológica 43", entre os dias 18 e este sábado, anotou o Coesp.

Houve queda no número de internações e na velocidade de crescimento do índice de mortalidade para cada 100 mil habitantes, registrou o boletim.

Nesta sexta-feira, a taxa de ocupação das UTIs adulto exclusivas para o tratamento da Covid-19 foi de 39%. No caso das enfermarias da rede pública com a mesma finalidade, a taxa de ocupação era de 25%.

Desta forma, o índice geral de ocupação de todo o sistema de saúde de Londrina foi de 57% para as UTIs e 53% para enfermarias, divulgou o município.

SUSPEITAS

Por outro lado, enquanto o município registra redução gradual no cenário epidemiológico, dois surtos estão em curso, sendo um em uma instituição hospitalar que não teve o nome divulgado e outro em uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), registrou o Coesp. A Secretaria de Saúde também aguarda o resultado de exames em outras cinco instituições com casos suspeitos.