Para alegria de alguns e tristeza de outros, o frio e a chuva vão continuar em cena pelo menos até os próximos dias. De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), na região de Londrina, a chuva e o frio deste início de semana vão seguir até a quinta-feira (15). No final de semana, a chuva dá uma trégua, mas a temperatura despenca ainda mais, podendo chegar a 9ºC.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem previsão de mais chuva e baixas temperaturas
| Foto: Gustavo Carneiro

Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar, explica que nesta terça (13) a temperatura ficou por volta dos 14°C durante todo o dia, mas a sensação térmica chegou a 10°C. Segundo ele, os sensores não conseguem medir a umidade e a intensidade do vento, por isso existe essa diferença entre a temperatura registrada pelo termômetro e a sensação térmica. Na região de Londrina, a umidade está próxima a 100% e as rajadas de vento podem chegar a 38 km/h.

Entre segunda-feira (12) e terça, a região de Londrina registrou cerca de 40 milímetros de chuva; até quinta-feira, a expectativa é de mais 26 milímetros. A chuva deve permanecer calma, sem a presença de granizo e raios. Em quatro dias, choveu mais da metade do esperado para todo o mês de junho, que é de 90 milímetros. A temperatura segue até quinta-feira com mínimas na casa dos 13°C e máximas por volta de 16°C.

Comemorado nesta sexta-feira (16), quem quiser aproveitar o feriado do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro de Londrina ao ar livre, deverá conseguir, já que a chuva vai dar uma trégua já a partir da tarde da quinta-feira. Mas Kneib alerta que a temperatura mínima vai cair ainda mais, apesar do tempo ensolarado. Segundo ele, o tempo aberto, sem a presença de muitas nuvens, favorece uma perda mais significativa de calor.

“Quando [o tempo] está encoberto, as mínimas não diminuem muito porque as nuvens funcionam como um cobertor, impedindo que a perda de calor seja muito significativa”, explicou. Por isso, no final de semana, a mínima pode chegar a 9°C, principalmente na parte da manhã, por conta da perda de calor durante a noite; já à tarde, o sol aquece e as máximas podem chegar a 22°C."

A partir da terça-feira (20), véspera do início do inverno, a temperatura volta a subir, com máximas próximas a 23°C, mas sem a presença de veranicos, que são aquelas ondas intensas de calor durante o inverno. “A temperatura deve variar entre 12°C e 23°C e não ultrapassa os 25°C”, ressaltou.

O meteorologista adianta que uma nova frente fria deve chegar entre o final de junho e o início de julho, sendo mais rigorosa que as anteriores e com mínimas bem abaixo de 10°C.

Essa é a segunda onda de frio registrada no ano, mas Reinaldo Kneib afirma que a tendência é que o inverno deste ano seja mais ameno, com poucas ondas de frio intenso e geadas mais leves, principalmente se comparado ao inverno do ano passado. Já em relação à chuva, julho vai ser um mês seco e a precipitação deve retornar com mais intensidade entre os meses de agosto e setembro, dando início à primavera.