Londrina tem menor temperatura do ano
PUBLICAÇÃO
domingo, 06 de junho de 2010
Catarina Scortecci <Br>Equipe da Folha 
Curitiba - Os termômetros do Instituto Tecnológico Simepar registraram ontem temperaturas abaixo de 10 graus em todo o Paraná. Londrina e Curitiba registraram de madrugada a menor temperatura do ano. Londrina ficou com 6,6 graus. Na capital, a temperatura chegou a 4 graus. Mas a temperatura mais baixa em todo o Estado foi registrada em Guarapuava, menos 1,4 grau. Pelo menos uma outra cidade do Estado também ficou abaixo de zero: General Carneiro (Sul), com 1,1 grau negativo.
De acordo com o metereologista Lizandro Jacobsen, do Simepar, as geadas ''são praticamente certas'' quando a temperatura é menor do que 3 graus. ''Concretamente, as geadas devem ter ocorrido (ontem) no Centro Sul, nos Campos Gerais e na Região Metropolitana de Curitiba. Mas, mesmo em outros lugares, a geada pode ter ocorrido em parques, em regiões rurais.''
Jacobsen afirma que as temperaturas devem se manter baixas em todo o Estado até amanhã. A partir de terça-feira, segundo ele, as temperaturas começam a subir. Mas o inverno em 2010, que oficialmente começa só no dia 21 próximo, pode ser rigoroso no Paraná, assim como foi no ano passado. ''Em 2009, a média de temperatura do mês de junho foi a mais baixa na comparação com as médias dos últimos 12 anos, quando o Simepar começou a fazer os monitoramentos. E, agora, em 2010, o começo do inverno está muito parecido com o do ano passado'', afirma ele.


