Imagem ilustrativa da imagem Londrina tem 51 denúncias de fogos de artifício no Natal
| Foto: Pixabay

O plantão da Sema (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) recebeu 51 denúncias de uso de fogos de artifício com estampidos (barulho de explosão) nas festas natalinas, entre a terça (24) e quarta-feira (25), em Londrina. Apesar disso, apenas oito denúncias indicaram o endereço de onde ocorreu a queima de fogos e dois deram endereço aproximado, com referência, afirma a fiscal ambiental Ester Romero.

O uso de fogos d artifício que façam barulho está proibido por lei municipal desde novembro do ano passado e, na virada para 2019, houve o primeiro plantão - no último réveillon, foram quase duas mil denúncias. Os fogos que não fazem barulho permanecem liberados.

Em relação às festividades de 2018, houve bem menos reclamações em 2019, mas a fiscal ambiental ainda aguarda o resultado da festa deste ano. Segundo Ester, a Sema fará a notificação dos proprietários de endereços denunciados. “Mas, infelizmente, a maioria das denúncias vêm muito vagas. Não adianta apenas dizer que há soltura de fogos na Zona Norte, por exemplo”, diz a fiscal ambiental, que afirma não ter ocorrido nenhum flagrante na véspera de Natal.

A maioria das denúncias veio da zona norte de Londrina (42%), seguida pela região oeste. No Natal, não houve notificações para a região central e a Gleba Palhano, região que concentrou o maior número de notificações no ano passado.

A proibição de fogos de artifícios com estampido tem o objetivo de evitar perturbações para idosos, doentes, pessoas com autismo e animais domésticos. Ester afirma que o caso mais triste que os fiscais acompanharam este ano foi o de uma mulher que tem dois filhos autistas, que ficaram agitados e com medo do barulho. “Eu fiquei das 22h até a meia-noite e, depois, a partir das 7h, voltamos a receber reclamações, até as 14h. Não conseguimos localizar a origem, mas o bairro em que eles moram será monitorado com mais cuidado no réveillon”, afirma, sem revelar a região onde eles moram para não provocar constrangimento à família.

Denúncias de queima de fogos com estampido podem ser feitos para o número (43) 99994-1721 – o número também tem Whatsapp -, de preferência com nome da rua e número do imóvel ou com pontos de referência da ocorrência.