Londrina tem 2,24 candidatos a conselheiro por vaga
Curitiba Os londrinenses escolherão, no dia 4 de outubro, 25 conselheiros tutelares, entre os 56 aptos a concorrer ao pleito - o que corresponde a uma relação de 2,24 candidatos por vaga. O número já leva em conta a previsão de criação de uma quinta sede, em janeiro de 2016, provavelmente na zona leste da cidade.
Hoje, há unidades no centro, no sul e no norte, onde fica também a estrutura responsável por atender a região oeste. Conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em cada um deles há no mínimo cinco profissionais responsáveis pelo atendimento direto aos pequenos.
Em Londrina, os interessados em participar da eleição unificada foram submetidos a uma prova objetiva e de títulos. A lista completa com os nomes dos aprovados foi publicada no Jornal Oficial do Município de número 2803, na última sexta-feira. Dos 58 inscritos, dois não compareceram; os demais conseguiram obter a pontuação mínima, de 50%, e seguem na disputa. A partir de agora, eles darão início à campanha. A ideia da prefeitura é divulgar, nos próximos dias, um mini currículo dos postulantes ao cargo.
A votação ocorre das 8 às 17 horas, em 38 escolas municipais. O resultado será divulgado logo após o término da apuração, na Câmara de Vereadores. Todos os cidadãos que possuem título de eleitor poderão votar, levando consigo um documento com foto.
Os vencedores vão atuar na gestão de 2016 a 2020, sobretudo no que se refere ao combate à evasão escolar e às denúncias de maus tratos e abuso sexual contra meninos e meninas. A remuneração prevista é de R$ 3.032,73. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Nanci Skau Kemmer de Moraes, além do exame e da eleição, o processo em Londrina inclui outras etapas, como entrega de documentos, comprovação de idoneidade moral e avaliação psicológica. "Queremos fazer a seleção mais rigorosa possível, dada a relevância do papel do Conselho Tutelar", afirma. (M.F.R.)





