Com 87 novos casos da Covid-19 divulgados neste domingo (13), o município de Londrina se aproxima de oito mil, marca que deve ser ultrapassada ainda no início desta semana. A cidade somou 7.916 casos e chegou a 212 óbitos causados pela infecção do novo coronavírus, um a mais do que neste sábado. Já em todo o Paraná foram confirmados 1.249 novos casos pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) e 22 óbitos em decorrência da doença.

Pessoas com idades entre 20 e 39 anos correspondem a 49,5% dos infectados pela Covid-19 em Londrina. Entretanto, se levada em conta a subnotificação dos assintomáticos, o índice real pode chegar a 70%, disse o prefeito Marcelo Belinati (PP) em transmissão ao vivo na noite deste domingo. Este foi motivo apresentado por ele como primordial para ter determinado a Lei Seca e ter decretado o fechamento dos bares da cidade por 14 dias, na semana passada, o que lhe rendeu críticas por parte de empresários do setor.

Belinati comparou o tempo de permanência dos mais jovens em bares e ausência do uso da máscara nestes locais como determinantes em comparação com locais como lotéricas, bancos, comércio, mercados e shoppings.

“A reposta é simples, quem vai para uma festa e vai ficar 10 minutos? não vai ficar. É normal, duas, três horas e não vai usar máscaras. Não quer dizer que você não vai pegar no ônibus, no mercado, é possível sim, mas ai as pessoas estão usando máscaras, diminui muito a chance, são dados estatísticos”, rebateu.

Questionado por um morador, Belinati disse que vai analisar o pedido dos empresários para liberar o delivery através de aplicativos de entrega em uma reunião com os empresários no início desta semana. "Está sendo analisado, lembrando que tem muitos bares que na verdade são lanchonetes, restaurantes no alvará, por isso que nós instituímos também a lei seca, para diminuir o tempo de permanência da pessoa no local e o número de pessoas na mesa. Vocês viram no final de semana como diminuiu a circulação das pessoas em Londrina”, avaliou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina, um homem de 59 anos que não resistiu aos sintomas da Covid-19 foi incluído na lista de óbitos neste domingo. O final de semana chegou ao fim com 419 pessoas diagnosticadas sendo monitoradas em isolamento domiciliar enquanto 79 estavam internadas com os sintomas da doença. Destas, 40 necessitavam dos cuidados de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e 39 de leitos de enfermaria. Cento e oitenta e um casos suspeitos seguem aguardando o resultado dos exames.

Neste domingo, o índice de ocupação das UTIs adulto exclusivas para o tratamento Covid-19 da rede pública de saúde permanecia alto, 84%, com 97 pessoas em tratamento. Enquanto isso, o índice geral de ocupação das UTIs adulto era de 74%.

PARANÁ

O Paraná somou 152.538 casos da Covid-19 neste domingo, com 3.783 mortes. Em todo o estado, oito mulheres e 14 homens com idades entre 29 e 91 anos tiveram os óbitos divulgados pela Sesa. Estes residiam em: Curitiba (6), Fazenda Rio Grande (3), Colombo (2), Foz do Iguaçu (2). A Sesa confirma também um óbito em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Campo Largo, Cerro Azul, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Lapa, Medianeira e Ponta Grossa.

Segundo a Sesa, 1.099 pacientes diagnosticados com a Covid-19 estavam internados, sendo 915 na rede pública. Destes, 419 ocupavam leitos de UTI e 496 leitos de enfermaria. No estado, outros 1.1136 pacientes internados com sintomas clássicos do vírus ainda aguardavam os resultados dos exames. A maioria, 645, ocupava leitos de enfermaria.