O município de Londrina registrou 24 novos casos e um óbito provocado pela Covid-19, nesta quinta-feira (2). A vítima era uma mulher de 81 anos que havia testado positivo para o coronavírus no último dia 30. Ela estava internada numa unidade pública e apresentava comorbidades. Com os novos casos a cidade acumula a marca de 1.370 doentes e 83 mortos contabilizados oficialmente desde o início da pandemia.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina registra mais uma morte e 24 doentes de Covid-19
| Foto: Anderson Coelho/Arquivo FOLHA

Permanecem ativos 196 casos, sendo que 153 estão em isolamento domiciliar e 43 estão internados. Entre os que precisam de maior acompanhamento médico, 17 estão em UTIs e 26 em enfermarias. Ainda há 403 pessoas que aguardam resultados de exames.

Atualmente a ocupação de leitos específicos para o tratamento da Covid-19, do SUS (Sistema Único de Saúde) é de 51%, o que representa 50 vagas, num total de 98 postos. Vale ressaltar que a cidade é polo de atendimento na região da 17ª Regional de Saúde do Estado do Paraná.

LEIA TAMBÉM:

Mapa em tempo real mostra a evolução do coronavírus no Paraná

Paraná ultrapassa 2 mil casos em 24 horas e bate recorde de mortes

Justiça nega fechamento de academias e restrições em igrejas de Londrina

Segundo a prefeitura, a cidade conta com 1.460 leitos. Eles são divididos da seguinte forma: 1.139 postos de enfermaria, 48% estão ocupados; enquanto o total de leitos de UTI é 262, sendo que 58% está ocupado. Já em relação ao atendimento pediátrico, são 59 UTIs com 78% utilizado atualmente.

ATENDIMENTO

A cidade oferece à população um serviço para tirar dúvidas sobre a virose através do telefone 0800-400-1234, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 22h, e sábados e domingos, das 7h às 17h. As chamadas são gratuitas e podem ser feitas de telefone fixo ou celular. Aquelas pessoas que precisarem de atendimento deverão procurar uma das seis UBS (Unidades Básicas de Saúde) – Guanabara (Centro), Bandeirantes (Região Oeste), Ouro Branco (Região Sul), Chefe Newton e Maria Cecília (Região Norte), e Vila Ricardo (Região Leste) – que estão de portas abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Já a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará (Região Oeste) é exclusiva para problemas respiratórios e está funcionando 24 horas.