Imagem ilustrativa da imagem Londrina registra mais 200 casos de coronavírus em 24 horas

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina contabilizou 200 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e o número de infectados pelo novo coronavírus no município soma 34.377. Os dados são do boletim divulgado pela prefeitura neste sábado (13) e o balanço diário aponta mais quatro mortes entre sexta-feira e sábado. Desde o início da pandemia, 637 pessoas perderam a vida por complicações decorrentes da doença. Os pacientes que vieram a óbito eram duas mulheres, de 50 e 73 anos de idade, e dois homens, de 80 e 92 anos.

Neste sábado, o município contabiliza 584 casos ativos de infecção pelo vírus Sars-Cov-2, dos quais 482 pacientes encontram-se em isolamento domiciliar e 102, hospitalizados. Entre os pacientes internados, 46 recebem cuidados intensivos em UTI e 56 recebem tratamento em leitos de enfermaria.

O boletim do município mostra ainda que segue a alta a taxa de ocupação dos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 nos hospitais da cidade. Nos leitos de enfermaria mantidos pelo SUS, o índice é de 98%. Das 96 vagas disponíveis, 94 estavam ocupadas. Na UTI a taxa de ocupação é de 79%, com 84 das 106 vagas existentes em uso.

Imunização

As equipes de saúde do município realizaram neste sábado a aplicação da primeira dose da vacina em idosos acima de 85 anos e profissionais de saúde com mais de 40 anos de idade. A imunização pelo sistema drive-thru ocorreu no Parque de Exposições Governador Ney Braga.

A Secretaria de Saúde realizou o cadastramento e agendamento prévios da população, mas quem compareceu ao local e hora indicados, deparou-se com filas imensas e muita demora. Segundo o município, o atraso ocorreu porque muitos cidadãos foram até o parque de exposições antes do horário agendado, aumentando a demanda pela manhã.

O objetivo era imunizar 4,3 mil pessoas até as 18 horas, mas conforme balanço divulgado pela prefeitura, 3.763 doses da vacina foram aplicadas. A segunda dose deverá ser ministrada em 30 dias.

O município informou ainda que nesta segunda-feira (15), serão vacinados os idosos acima dos 85 anos de idade que estão acamados.