Com o terceiro maior número de mortes desde o início da pandemia da Covid-19 em Londrina, o mês de maio mostrou que os números da doença ainda estão longe de estarem controlados. Se comparados com a média de óbitos causados pelo novo coronavírus desde a chegada da doença no município, o mês que se encerrou registrou aumento de 117% no número de falecimentos, atingindo a marca de 270 mortes, frente a uma média de 124.

Os números de maio só ficam abaixo quando comparados com os de março e abril deste ano, respectivamente, o primeiro e segundo piores meses da pandemia no município, auge da segunda onda da doença que lotou UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) de hospitais em todo o território nacional. Na comparação com março, maio aponta queda de 22% no número de óbitos, enquanto na comparação com abril a queda foi de 10%. Em números absolutos, maio registrou 270 óbitos causados pelo novo coronavírus, enquanto março foram 346 óbitos, e abril 303.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Arpen-Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais), e podem ainda sofrer mudanças, uma vez que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode chegar a até 12 dias do falecimento.

“O Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil exerce um papel muito importante durante a pandemia da Covid-19, porque fornece as informações necessárias para que possamos entender a dimensão desta crise sanitária e permite que ações sejam tomadas, tanto individuais, como coletivas”, comenta a presidente do Irpen/PR (Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná), Elizabete Regina Vedovatto.

Maio/20 x Maio/21

Maio de 2021 registrou um aumento de 95% dos óbitos em Londrina em comparação com o mesmo mês de 2020. Em números absolutos foram 270 mortes no mês passado frente a 138 em maio do ano passado. Na mesma comparação, o Paraná registrou um aumento de 1023% dos óbitos. Foram 4.560 mortes no mês passado enquanto maio do ano passado registrou 406 óbitos. Outros 18 Estados apresentam números maiores este ano, enquanto nove apresentam redução quando comparados ao mesmo período do ano passado.