Em meio a um período de crescimento no número de novos casos da Covid-19, Londrina alcançou a marca de 18.738 casos confirmados. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde deste sábado (19), 148 novos casos foram contabilizados na comparação com esta sexta, além de duas novas mortes em decorrência da infecção causada pelo coronavírus. Enquanto o total de óbitos chegou a 404 no município, 17.860 pessoas infectadas podem ser consideradas curadas da doença em Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina registra 148 novos casos e mais dois óbitos em decorrência da Covid-19
| Foto: Isaac Fontana/Grupo FOLHA

Conforme as informações repassadas pelo município, a média móvel de novos casos por semana caiu de 328 nesta sexta para 148 casos por dia neste sábado. O índice é calculado pela soma do número de novos casos por dia no intervalo de uma semana.

A cidade registra 474 pessoas com o vírus ativo, ou seja, quando ainda há a transmissão. Destes, 377 estão em isolamento domiciliar e 97 ocupam leitos das redes pública e privada de saúde. Outras 222 pessoas ainda aguardam os resultados dos exames pelo Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná).

Dentre os pacientes que estão hospitalizados, 47 ainda necessitam da internação em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 50 ocupam leitos clínicos.

Enquanto os leitos de UTI exclusivos para o tratamento da Covid-19 da rede pública estavam 78% ocupados neste sábado, o índice geral de ocupação destes equipamentos de saúde na cidade foi de 74%. Leitos de enfermaria exclusivos para o tratamento da Covid-19 permaneceram com taxa de ocupação considerada baixa, 37%, e UTIs pediátricas, 69%.

Ao longo desta semana, Londrina registrou a maior média móvel de novos casos desde o início da pandemia e a preocupação com um possível relaxamento das medidas de contenção durante as festas de final de ano é grande por parte de autoridades da saúde, médicos e enfermeiros.