Até o dia 28 deste mês, 49 cafeterias, panificadoras e confeitarias de Londrina participam do festival gastronômico Brasil Coffee Week, oferecendo um combo com um prato e uma bebida no valor fixo de R$22.

Para quem já está aproveitando a Londrina Coffee Week, as diversas opções disponíveis estão valendo a pena. Isabella Abrão é jornalista e tem um perfil no Instagram (@blognovajornada) para divulgar cultura, gastronomia e turismo junto com o namorado, Fernando Baricati. Neste ano, a missão deles é fazer um tour pelo evento em Londrina.

Até o momento, eles já foram em cinco participantes: The Coffee, Mojo Cafeteria, Nanica, O Armazém Café e o Hello Donuts. “Até agora meus favoritos são o The Coffee e o Hello Donuts. Não só pelo sabor, porque todos os combos valem super a pena, mas por conta do custo benefício. Eu saí bem satisfeita com o combo desses dois lugares, achei 22 reais um preço excelente para os dois”, contou Isabella. Para ela, o menu que mais surpreendeu foi o do The Coffee, que conta com um Iced Vanilla (espresso, leite e baunilha), que acompanha um pão de queijo e bolo de banana com chocolate. “O menu deles é tão gostoso, é simples, mas você sai de lá tipo ‘tomei o meu café da tarde’, sabe?”, completou.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina recebe o festival gastronômico Brasil Coffee Week
| Foto: Instagram/Divulgação

Para o casal, alguns estabelecimentos são obrigatórios para quem quer ter a experiência completa do festival. “Tem alguns que a gente vê como obrigatoriedade de ir, que é o caso do O Armazém Café e do Nelson Boulangerie. Então assim, se você quer conhecer a Londrina Coffee Week, tem que ir nesses dois”, finalizou.

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| Foto: Divulgação / Instagram

Quem também já apreciou a Londrina Coffee Week é o influenciador digital Renan Bueno, mais conhecido como ‘Pequena Londres’ (@_pequenalondres). No Instagram, ele divide dicas gastronômicas, principalmente de cafeterias, com os seguidores. Por enquanto, ele já provou os menus da Isabela Yenes Chocolatier, O Armazém Café, Coelho Café, Duckbill e Panificadora Délika. “É difícil escolher um favorito. O pessoal tá de parabéns. No ano passado os menus foram incríveis, e os deste ano estão superando minhas expectativas. Estou animado para provar o máximo que conseguir”, contou entusiasmado.

Para ele, o próximo para provar da lista é o menu da Cacau Show, um espresso acompanhado do Grand Gateau LaCreme. “Vi as fotos e parece incrível”, concluiu.

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| Foto: Instagram/Divulgação

Outro casal que também está aproveitando os dias da Londrina Coffee Week é o Matheus Cenali e a Larissa Azevedo, que são referência em compartilhar a gastronomia da cidade no Instagram (@londrinenses). Por enquanto, eles já visitaram 3 lugares: Pane Puro, Cháblau Café e Nelson Boulangerie. “Fica difícil escolher um favorito. Esse ano todos eles se dedicaram e trouxeram menus deliciosos pro Coffee Week, cada um com sua característica”, avaliou o casal. Agora, eles estão ansiosos para conhecerem o cardápio do O Armazém Café. “Ano passado eles estavam no top ranking e o menu desse ano parece bem atrativo”.

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| Foto: Divulgação / Instagram

O casal ainda afirma que neste ano “as cafeterias se empenharam mais, pois viram que o público abraçou o Coffee Week, e Londrina estava precisando de um evento gastronômico como esse para movimentar a cultura do café na cidade”.

CONHEÇA A HISTÓRIA

A Brasil Coffee Week é um festival gastronômico que surgiu em 2021 para “movimentar e democratizar o universo de cafés de qualidade nas cafeterias, confeitarias e panificadoras, tornando esse nicho gastronômico mais conhecido e mais acessível”, explicou o jornalista e idealizador do evento, Diego Drush. Na época em que o festival foi lançado, ainda era pandemia da Covid-19 e a Brasil Coffee Week foi essencial para ajudar muitos estabelecimentos a se manterem de pé. “Foi uma aceitação bem imediata. Acredito que por eu ser barista, ter trabalhado em muitas cafeterias e também por ser jornalista na área de café”, contou o idealizador sobre o apoio dos estabelecimentos ao evento.

⁠Na edição de 2023 do festival gastronômica, cerca de 8 mil pessoas circularam pelos locais parceiros, trazendo bons resultados para diferentes estabelecimentos da cidade. Dados divulgados por Diego Drush mostram 17 mil menus vendidos em 10 dias no evento do ano passado. “Só um estabelecimento vendeu 1.300 menus no período. Tivemos também outros mais vendidos que chegaram a mil combos em 10 dias. O festival gerou para o comércio meio milhão de reais, isso com a venda de menus e o que as pessoas pediam além”, detalhou. Fora a venda, o jornalista ressalta que o festival gera resultados intangíveis para os participantes, como divulgação, visibilidade e um novo público que passa a conhecer e frequentar o local.

Além dos menus, o festival também promove uma série de atividades educativas e culturais abertas para toda a população, como Disputa de Latte Art e Celebração do Café; Workshop Talchá com chás e infusões; Mostra de profissão: Barista; Exposição de arte no Museu do Café; Guerra de ilustrações e flash tattoo de café; Workshop Coquetelaria com Café; Workshop Namu Matcha e a oficina Introdução ao Café Especial.

Os menus disponíveis e as inscrições para as atividades programadas podem ser conferidas acessando o site oficial da Brasil Coffee Week.

* estagiária sob supervisão de Patrícia Maria Alves (editora).

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