O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, anunciou em live realizada neste domingo (6) nas redes sociais a ativação de 20 leitos de UTI no Hospital do Coração. A medida foi tomada em razão do cenário noticiado em diversas cidades do Paraná que já registraram falta de vagas nos hospitais. Outros 16 leitos de enfermaria serão reativados pelo governo do Estado no HU (Hospital Universitário) de Londrina nesta semana. Nove leitos de UTI pediátrica também voltarão a funcionar no HU, segundo informou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina reativa 45 leitos no HU e no Hospital do Coração
| Foto: Sérgio Ranalli/Grupo Folha

A taxa de ocupação de leitos de UTI Adulto, considerando as redes pública e privada, estava em 74% em Londrina neste domingo. O índice de ocupação de leitos de UTI Covid SUS era de 75%. Londrina possui hoje um total de 279 leitos de UTI Geral Adulto nas redes pública e privada e 76 leitos de UTI Covid SUS.

A Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 154 novos casos e 15.944 desde o início da pandemia em Londrina. Ao todo, 364 mortes foram confirmadas, duas delas neste domingo. As idosas de 86 e 94 anos faleceram no sábado.

O índice de transmissão do vírus na cidade aumentou de 1.12 para 1.16 em relação à semana anterior, o que significa que um grupo de cem pessoas pode transmitir o vírus para outras 116 em Londrina. A média móvel de confirmações está em 129 novos casos por dia considerando a última semana. Já o número de casos ativos está em 457.

Durante transmissão ao vivo, o prefeito e o secretário de Saúde fizeram um comparativo do panorama da pandemia em Londrina em relação às principais cidades do Paraná. Em Curitiba, por exemplo, havia 13.780 casos ativos neste domingo, Maringá registrou 3.760 e Umuarama acumulava 2.318 casos.

No mês de setembro, pico da pandemia em Londrina, foram registrados 4.296 casos confirmados da doença. No mês seguinte, o número caiu para 2.403 e em novembro aumentou para 2.544. Dezembro já acumula 805 confirmações.

“Use a máscara e lave as mãos. [...] As pessoas têm que seguir a vida, tem que trabalhar, mas será que é tão difícil usar máscara? Isso é o que vai te proteger”, reforçou o prefeito Marcelo Belinati.