Londrina pode realizar até 12 mil testes para identificar a Covid-19. "A prefeitura comprou quatro mil reagentes para realizar os testes e cedeu ao laboratório do HU (Hospital Universitário) de Londrina e estamos comprando mais oito mil testes de PCR, que é o padrão ouro para diagnosticar a Covid-19", destacou o prefeito Marcelo Belinati, durante live realizada no domingo (17) à noite.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina pode realizar 12 mil testes de Covid-19
| Foto: Divulgação - Hu-Sesa

De acordo com boletim diário divulgado no domingo, o município registrou 16 óbitos até o momento e possui 134 casos confirmados de Covid-19. Segundo o prefeito, os casos positivos podem passar de dois mil, justamente por causa do número de testes a serem realizados. "Londrina, proporcionalmente, é a cidade que mais tem realizado testes no Estado. Até agora a cidade estava seguindo o protocolo de testar somente as pessoas que estão internadas", explica.

"Recebemos 2.220 testes rápidos do governo federal, mas esse teste possui um alto índice de falso negativo. Se pegarmos, por exemplo, 100 pessoas em 80 esse teste dará negativo, mesmo ele tendo o vírus. A melhor maneira de testar é retirar o sangue e centrifugá-lo e fazer o teste. O Lacen também está disponibilizando 300 testes por semana, mas do PCR, que é mais avançado. A prefeitura adquiriu quatro mil testes PCR, que é o padrão ouro e compraremos mais oito mil. Com isso teremos capacidade de realização de 300 testes por dia", detalhou.

Segundo ele, nos próximos dias, com o incremento dos testes realizados pelo HU, haverá um aumento do número de casos confirmados na cidade e que isso não quer dizer que isso seja decorrente da abertura do comércio ou dos shoppings ou galerias. "Vamos testar milhares de londrinenses que tiverem sintomas e indicação médica, inclusive profissionais de saúde. A melhor maneira de tratar o problema é testar as pessoas", declarou o prefeito.

LEITOS

O prefeito ressaltou que a cidade possui 1.128 leitos, dos quais 275 são de UTIs. "O HU aumentará mais 20 leitos. Estamos adquirindo leitos dos hospitais particulares, caso seja necessário esses leitos serão utilizados", destacou.