| |

Geral 5m de leitura

Londrina já registrou 22,5 mil casos de Covid-19

No início de uma semana importante com novidades sobre a compra de doses da Coronavac pela Prefeitura de Londrina, Paraná chega a 418 mil casos e 7.965 óbitos

ATUALIZAÇÃO
03 de janeiro de 2021

Vitor Struck - Grupo Folha
AUTOR

Desde o início da pandemia na cidade, em março, Londrina já registrou 22.500 casos de Covid-19 e 447 óbitos em decorrência da infecção causada pelo vírus. Conforme o boletim divulgado neste domingo (3), quatro novos óbitos e outros 252 casos confirmados foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao mesmo tempo, 21.546 pessoas já podem ser consideradas curadas.

 

Uma idosa de 89 anos e três pessoas do sexo masculino, de 46, 76 e 87 anos, tiveram os óbitos divulgados ao final do primeiro domingo de 2021. Conforme os novos dados, 507 pessoas permanecem com o vírus ativo, ou seja, quando há transmissão. Destas, 412 estão em isolamento domiciliar e 95 estão internadas em leitos das redes pública e privada de saúde.

Dentre os pacientes internados, 26 precisaram ser transferidos para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento da Covid-19. Em Londrina, este setor na rede pública saúde encerrou o domingo registrando 79% de taxa de ocupação. Já os leitos de enfermaria, estavam 67% ocupados. Dentre os pacientes internados nesta ala, 69 já foram diagnosticados com a Covid-19 enquanto 98 pessoas ainda aguardavam os resultados dos exames.

A Prefeitura também informou que a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da cidade caiu para 69% depois de ter encerrado o ano em situação mais crítica, com até 75% de ocupação. No caso dos leitos clínicos, a utilização considerando todo o sistema de saúde era de 45% neste domingo.

Nesta semana, as atenções estarão voltadas para a assinatura do contrato que deverá garantir a compra de doses da vacina Coronavac pela Prefeitura de Londrina, conforme já anunciado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) na semana passada. O objetivo é garantir a imunização para grupos prioritários na cidade, como profissionais de saúde e membros do grupo de risco, caso o Ministério da Saúde não envie o imunizante de forma rápida aos estados e municípios. O protocolo de aquisição deverá ser formalizado entre terça e quarta-feira, quando informações como o número de doses deverão ser divulgadas. Belinati já informou, também, que o município possui estoque de seringas e agulhas.

PARANÁ 

O Paraná atingiu a marca de 418 mil casos de covid-19 e 7.965 mortes causadas pela doença neste domingo, quando 1.688 novos casos e mais 27 óbitos foram divulgados. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 1.063 destes são dos primeiros dias do mês de janeiro. 

Os 27 óbitos foram registrados entre os dias 24 de novembro e 3 de janeiros em cidades como Curitiba (6), Cascavel (3), Foz do Iguaçu (3) e Guarapuava (3). Já Arapongas, Assis Chateaubriand, Campina da Lagoa,  Campo Bonito, Campo Largo, Dois Vizinhos, Imbituva, Luiziana, Palmeira, Pinhais, Pontal do Paraná e Ventania registaram um óbito cada. O grupo de pacientes era formado por 11 mulheres e 16 homens com idades entre 26 e 91 anos. 

Enquanto 1.504 pacientes já diagnosticados com a Covid-19 permaneciam internados, outros 1.064 ainda aguardavam os resultados dos exames. Destes, 415 estavam internados em leitos de UTI e 649 em enfermarias. 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS