Desde o início da pandemia na cidade, em março, Londrina já registrou 22.500 casos de Covid-19 e 447 óbitos em decorrência da infecção causada pelo vírus. Conforme o boletim divulgado neste domingo (3), quatro novos óbitos e outros 252 casos confirmados foram contabilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao mesmo tempo, 21.546 pessoas já podem ser consideradas curadas.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina já registrou 22,5 mil casos de Covid-19
| Foto: Evaristo Sá/AFP

Uma idosa de 89 anos e três pessoas do sexo masculino, de 46, 76 e 87 anos, tiveram os óbitos divulgados ao final do primeiro domingo de 2021. Conforme os novos dados, 507 pessoas permanecem com o vírus ativo, ou seja, quando há transmissão. Destas, 412 estão em isolamento domiciliar e 95 estão internadas em leitos das redes pública e privada de saúde.

Dentre os pacientes internados, 26 precisaram ser transferidos para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivos para o tratamento da Covid-19. Em Londrina, este setor na rede pública saúde encerrou o domingo registrando 79% de taxa de ocupação. Já os leitos de enfermaria, estavam 67% ocupados. Dentre os pacientes internados nesta ala, 69 já foram diagnosticados com a Covid-19 enquanto 98 pessoas ainda aguardavam os resultados dos exames.

A Prefeitura também informou que a taxa de ocupação geral dos leitos de UTI da cidade caiu para 69% depois de ter encerrado o ano em situação mais crítica, com até 75% de ocupação. No caso dos leitos clínicos, a utilização considerando todo o sistema de saúde era de 45% neste domingo.

Nesta semana, as atenções estarão voltadas para a assinatura do contrato que deverá garantir a compra de doses da vacina Coronavac pela Prefeitura de Londrina, conforme já anunciado pelo prefeito Marcelo Belinati (PP) na semana passada. O objetivo é garantir a imunização para grupos prioritários na cidade, como profissionais de saúde e membros do grupo de risco, caso o Ministério da Saúde não envie o imunizante de forma rápida aos estados e municípios. O protocolo de aquisição deverá ser formalizado entre terça e quarta-feira, quando informações como o número de doses deverão ser divulgadas. Belinati já informou, também, que o município possui estoque de seringas e agulhas.

PARANÁ

O Paraná atingiu a marca de 418 mil casos de covid-19 e 7.965 mortes causadas pela doença neste domingo, quando 1.688 novos casos e mais 27 óbitos foram divulgados. De acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), 1.063 destes são dos primeiros dias do mês de janeiro.

Os 27 óbitos foram registrados entre os dias 24 de novembro e 3 de janeiros em cidades como Curitiba (6), Cascavel (3), Foz do Iguaçu (3) e Guarapuava (3). Já Arapongas, Assis Chateaubriand, Campina da Lagoa, Campo Bonito, Campo Largo, Dois Vizinhos, Imbituva, Luiziana, Palmeira, Pinhais, Pontal do Paraná e Ventania registaram um óbito cada. O grupo de pacientes era formado por 11 mulheres e 16 homens com idades entre 26 e 91 anos.

Enquanto 1.504 pacientes já diagnosticados com a Covid-19 permaneciam internados, outros 1.064 ainda aguardavam os resultados dos exames. Destes, 415 estavam internados em leitos de UTI e 649 em enfermarias.