Imagem ilustrativa da imagem Londrina inicia vacinação das forças de segurança e salvamento
| Foto: Sergio Ranalli

O município de Londrina deu início à imunização contra a Covid-19 em servidores das forças de segurança e salvamento na tarde desta terça-feira (6). Entre as categorias que receberão a vacina estão os policiais militares e civis, guardas municipais, bombeiros e policiais penais. Paralelamente à ação, a Secretaria Municipal de Saúde deu início ao cadastramento destes profissionais na plataforma digital do município e, além deles, agentes das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) também poderão solicitar a vacinação neste momento. Pelo menos um agente da Polícia Rodoviária Federal também esteve presente neste primeiro dia.

Agentes de segurança fizeram fila para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19
Agentes de segurança fizeram fila para receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 | Foto: Sergio Ranalli

Reunidos no 5º Batalhão da Polícia Militar, cerca de 120 profissionais destacados por seus respectivos comandos formaram uma fila. Porém, o motivo não era prestar continência. O bombeiro A. Duarte, 49, chegou cedo e estava contente com o recebimento da primeira dose. Ele, a esposa e o filho foram contaminados com o vírus causador da Covid-19 em outubro do ano passado, mas sem desenvolverem sintomas graves.

"Bastante feliz. Fizemos o uso da medicação, acredito no tratamento precoce, e, graças a Deus superamos. Agora é tomar a vacina e, se Deus quiser, começar a voltar a ter uma vida com um pouco mais de normalidade", alegrou-se.

De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes, o Ministério da Saúde estabeleceu que os agentes que trabalham com o transporte de pacientes, em atividades pré-hospitalares ou na fiscalização do cumprimento das medidas restritivas tenham prioridade neste momento.

Por conta disso, cada comando se responsabilizou por eleger quem seriam os primeiros. "É evidente que é um número insuficiente com base em todas as pessoas das forças de segurança, mas já é um início. As próximas etapas seguirão o que já está estabelecido e vamos manter para as forças de segurança", explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Por conta disso, a corporação que possui o maior número de agentes, a Polícia Militar, também está adotando a faixa etária como critério para a escolha dos primeiros a serem vacinados após ultrapassados os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Conforme explicou o major Nelson Villa, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, o início da vacinação permite dar ao policial maior tranquilidade de espírito ao prestar o atendimento à população. De acordo com ele, 85 policiais foram vacinados neste primeiro dia. Já os comandantes serão os últimos a receberem a imunização.

O 5º Batalhão da Polícia acumula 108 casos confirmados e 295 suspeitos da Covid-19 desde o início da pandemia. Um óbito em decorrência da doença, do cabo Marcos Sérgio Adati, 51, foi o único de um PM registrado na cidade. Ele atuava havia 28 anos na corporação e teve a morte confirmada na semana passada.

Ao todo, a estimativa é que pelo menos duas mil pessoas façam parte deste grupo de profissionais em Londrina. Dentre eles estão os 320 guardas municipais cuja responsabilidade é fiscalizar o cumprimento dos decretos.

A 17ª Regional de Saúde recebeu 680 doses do imunizante na semana passada. Segundo a diretora, Mara Lucia Lopes, as 120 doses destinadas aos profissionais de segurança pública e salvamento estavam contidas neste lote. "É um quantitativo pequeno, eram só primeiras doses. E já está em Curitiba, estamos aguardando o envio de um quantitativo maior, que são as segundas doses para as pessoas que foram vacinadas em janeiro", explicou.