.
. | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Londrina prorrogou por até quatro meses o prazo de entrega das obras de duplicação da Avenida Faria Lima, no trecho próximo à entrada da UEL (Universidade Estadual de Londrina) até a rua Bento Munhoz da Rocha Neto. Segundo o secretário de Obras, João Verçosa, as chuvas típicas do verão, entre dezembro e março, fizeram com que a execução atrasasse.

A obra de duplicação da avenida foi dividida em dois lotes – om segundo vai da Rua Bento Munhoz da Rocha Neto até a Avenida Maringá. A um custo de R$ 2,6 milhões, a ordem de serviço desta parte da duplicação foi assinada em 30 de outubro, com prazo de execução de 210 dias.

Entretanto, de acordo com Verçosa, enquanto era esperado que já tivessem sido executados 95% dos trabalhos, a última medição físico-financeira detectou o cumprimento de 46,31%. “Boa parte da execução refere-se ao asfaltamento. Quando o asfalto for colocado, deve pular já para perto de 70%”, explica o secretário de Obras.

Ainda de acordo com ele, as chuvas atrasam obras porque amolecem o solo. Depois disso, são necessários pelo menos três dias de sol para a compactação. “Isso justifica a assinatura do aditamento, mas a empresa diz que deve terminar antes do prazo reacordado”, diz. A expectativa é que o trecho seja entregue em cerca de 90 dias.

O segundo trecho, entretanto, ainda não começou porque há outros motivos de atraso: as desapropriações, que acabaram levando mais tempo do que o necessário. Orçada a um custo de R$ 3,87 milhões, a ordem de serviço foi assinada em fevereiro e o prazo de execução é de 270 dias.

Verçosa afirma que a licitação foi executada num período em que as obras teriam início em época de chuva para que os recursos não fossem perdidos. O secretário afirma que o aditamento não vai aumentar o custo da obra.

mockup