Curitiba- As chuvas previstas para hoje, em pontos isolados do Estado, não devem trazer muito alívio para o abastecimento e para a agricultura. Segundo informações do Instituto Tecnológico Simepar, as precipitações, provocadas por uma frente fria que passa pelo Paraná, devem ser mais significativas nas regiões Oeste e no Sul.
Com o aumento da nebulosidade, as temperaturas que, esta semana, ultrapassaram os 30 graus em algumas regiões devem ficar mais amenas, hoje, com exceção de Londrina e Maringá, onde as máximas ainda devem atingir os 29 graus.
Mas uma intensa massa de ar frio provoca queda brusca, a partir de amanhã em todo o Estado. Há previsão de geada em Palmas, onde a mínima cai para 3 graus, neste sábado, e para zero, no domingo. Em Curitiba, a mínima deve ficar em 8 graus e, em Londrina, 10 graus, amanhã.
Além de Palmas, no domingo, devem ocorrer geadas, também, em Cascavel, Pato Branco, Ponta Grossa e Guarapuava. O frio se mantém na segunda-feira, com ocorrência de geadas em praticamente todo o Estado. A menor temperatura está prevista para Palmas (-1 grau), onde a máxima não passa de 11 graus. Mesmo nas regiões, historicamente, mais quentes como Londrina e Maringá, os termômetros deverão ficar na casa dos 4 aos 19 graus.
Nesta semana, a umidade média do ar em Brasília atingiu 20%, o nível mais baixo do ano. Mas ainda está longe do recorde já registrado em alguns dias de setembro de 2004: os brasilienses conviveram com apenas 10% de umidade do ar, marca comum em regiões de deserto.

mockup