O município de Londrina espera até a o fim da primeira quinzena de junho ter toda a sua estrutura hospitalar montada para o combate à Covid-19. O assunto foi abordado pelo prefeito Marcelo Belinati em uma live realizada através das redes sociais na noite de domingo (31). A administração municipal, de acordo com o chefe do Executivo, está trabalhando para aumentar o número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) tanto no HU (Hospital Universitário) como em outros hospitais da cidade. "Estamos montando uma estrutura de guerra para dar todo o suporte necessário. Até a metade do mês de junho teremos 400 leitos de UTI e mais de mil leitos de enfermaria em Londrina", prometeu.

Hospital de Campanha do HU
Hospital de Campanha do HU | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha - 23-04-2020

Os números levam em conta leitos da rede pública e privada para o atendimento a todas as enfermidades. Atualmente o município tem 56 leitos exclusivos de UTI para tratamento de Covid-19 no HU, dos quais 51 estão ocupados com pacientes com diagnóstico do coronavírus e também pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave em investigação. Belinati lembrou da contratação de 50 leitos efetivada pelo município junto ao Hospital do Coração pelo valor total de R$ 5 milhões.

"Serão unidades para o atendimento exclusivo a pacientes de Londrina que não tem condições de pagar por uma UTI e nem possuem convênio. E o HU terá 82 leitos com a ampliação através da hospital de campanha", frisou. "O chamamento de instituições particulares de saúde continua aberto e o objetivo é contratar mais leitos também para a Santa Casa e o Evangélico".

Casos

O número de casos confirmados da Covid-19 em Londrina subiu para 413 no domingo - foram dez a mais que no sábado. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade segue com 24 óbitos. Do total dos infectados, 197 pessoas já se curaram e 337 aguardam os resultados dos exames. Outros 2.126 testes foram descartados.

A ocupação geral dos leitos em Londrina é de 45%, enquanto que nas enfermarias é de 39%, 71% nas UTIs Adulto e 75% nas UTIs Neo/Pediátrica.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que o município aumentou consideravelmente o número de testes na última semana, o que explica, em parte, o aumento de casos. "Iniciamos a pandemia com 20 exames por dia. Hoje fazemos 98 e nos próximos dias vamos chegar até 200 testes diários, que é a capacidade do laboratório do HU", revelou.

Belinati frisou que os números de confirmações na cidade vão aumentar consideravelmente nas próximas semanas, até em razão da chegada do inverno. O prefeito frisou, que apesar de todo o esforço que o município tem feito na fiscalização, é necessário a colaboração da população nas medidas de higiene e distanciamento.

"A pandemia está apenas começando. A nossa situação está controlada, mas vai subir muito o número de casos. Os meses de junho e julho, historicamente, apresenta lotação nos hospitais por problemas respiratórios e síndromes gripais. E agora ainda temos a Covid-19", afirmou.

"O poder público não consegue estar em todos os lugares, não tem como. É preciso a ajuda das pessoas. Se não houver consciência de nada vai adiantar".