O número de casos positivos do novo coronavírus deve ultrapassar mil infectados até o final de junho em Londrina. A afirmação foi feita pelo prefeito Marcelo Belinati durante entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (5). Até esta quinta, a cidade contabilizava 511 casos confirmados da doença e 31 mortes. Dez óbitos foram registrados no intervalo de uma semana.

“Na análise dos especialistas, o momento está absolutamente equilibrado, controlado e dentro daquilo que é o esperado. O esperado por eles é chegar até o final do mês de junho próximo de mil e poucos casos confirmados."

A cidade, segundo o prefeito, está entre as poucas que realizam a testagem inclusive em pacientes que apresentam sintomas leves da doença. Apesar da ampliação do número de leitos de UTI, o prefeito reforçou a recomendação para que as pessoas fiquem em casa.

Belinati afirmou ainda que a prefeitura e a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) estudam estratégias para reduzir o número de passageiros dentro dos ônibus do transporte coletivo no início da manhã. Antes do começo da pandemia, o serviço registrava, em média, 130 mil usuários por dia. Conforme o prefeito, os números agora estão abaixo de 40 mil. No entanto, chegam a 25 mil pessoas no período entre às 6 horas e às 8 horas.

“Estamos também preparando outras medidas de mudanças de horários de prestadores de serviço e algumas outras atividades no sentido de que a gente possa reduzir o volume de pessoas dentro dos ônibus."

ACADEMIAS

"A fiscalização tem sido feita", defendeu o prefeito ao comentar sobre a proibição do funcionamento das academias e centros esportivos. Nesta semana, o Ministério Público instaurou procedimentos administrativos para apurar a falta de fiscalização e a permissão para a reabertura de igrejas e templos religiosos, contrariando as orientações do Coesp (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública).

“A princípio, eles são contrários que se abram as academias. Os médicos e especialistas elencaram critérios para isso. Agora estamos fazendo uma análise muito criteriosa para separar por atividades [esportivas]", argumentou. Conforme o prefeito, cabe ao governo do Estado a regulamentação para o retorno das atividades.