Embora autoridades da saúde, como o presidente do Hospital Albert Einstein e médico-cirurgião, Sidney Klajner, alertem que há subnotificação dos casos do novo coronavírus (covid-19) em uma relação de 15 casos desconhecidos para cada caso confirmado, Londrina encerra a semana mais dura desde o início da pandemia com três casos confirmados da doença. Já de acordo com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), o número total de casos confirmados no Paraná pulou para 36 depois que oito mulheres e cinco homens com idades entre 25 e 59 anos tiveram os diagnósticos confirmados pelo Lacen (Laboratório Central do Estado) nesta sexta-feira (20).

Imagem ilustrativa da imagem Londrina confirma mais dois casos de covid-19; Paraná soma 36

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, um homem de 37 anos que retornou no último dia 15 de São Paulo e uma mulher de 39 anos que voltou um pouco antes de Santa Catarina testaram positivo para o covid-19. Os dois pacientes, que não estão em estado grave e permanecem em isolamento domiciliar, procuraram o atendimento há cerca de 14 dias na rede privada de saúde, o que também os fez demorar um pouco mais para entrarem no “radar” da secretaria. Até agora, nove suspeitas já foram descartadas e outras dez permanecem em investigação.

“Os dois casos (novos) são advindos da rede privada e não cumpriam, quando buscaram os serviços, com os critérios estabelecidos com o Ministério da Saúde para serem classificados oficialmente como casos suspeitos. Mas uma análise clínica acabou sendo solicitada e o resultado veio”, explicou.

Questionado, Machado garantiu que Londrina ainda não possui transmissão comunitária. “Não, nós temos mapeado de onde vieram estes casos. A transmissão comunitária se dá quando não conseguimos mais identificar”, afirmou.

O boletim mais recente divulgado pelo governo do Paraná afirma que 137 suspeitas já foram descartadas e 202 ainda aguardam os resultados dos testes. Desta vez, os municípios de Colombo, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa, Mangueirinha, Pato Branco, Conselheiro Mairinck, Jacarezinho, Japira, Tomazina, Assis Chateaubriand e Ivaiporã estraram na lista de notificações da doença.

Houve, também, registros de instabilidade no sistema do Ministério da Saúde usado para a atualização dos casos durante a semana, afirma a Sesa.

Depois de decretar a suspensão das atividades do comércio, um novo decreto do prefeito nesta sexta-feira garante a liberação dos estagiários da Prefeitura de Londrina e o trabalho remoto aos servidores efetivos. Em um vídeo enviado pelo Núcleo de Comunicação da Prefeitura, a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martelo, garantiu que as atividades e metas já estabelecidas para cada setor do Poder Público continuarão sendo monitoradas pelos respectivos secretários municipais.

O Procon de Londrina informou que já recebeu mais de 200 denúncias de aumentos abusivos nos valores cobrados pelo álcool em gel e máscaras. Conforme Gustavo Richa, diretor do Procon Londrina, pelo menos 16 empresas foram notificadas a apresentarem as notas fiscais dos produtos em até 48 horas.

A Sanepar também informou que, em respeito às recomendações do Ministério da Saúde, as Centrais de Relacionamento estarão fechadas ao público a partir desta segunda. Desta forma, as solicitações de serviços devem ser feitas por meio do telefone 0800 200 0115, aplicativo Sanepar Mobile e pelo site da companhia. Neste período, a produção de água e o tratamento de esgoto continuarão sendo realizados da mesma forma em todo o estado, afirma a companhia.

Para contratar bolsistas de cursos de graduação ou pós-graduação em Medicina, Enfermagem, Técnico em Enfermagem e outras áreas da saúde, a Proex (Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) divulgou um edital no valor total de R$ 444 mil também nesta sexta. De acordo com a universidade, serão oferecidas 69 bolsas pelo Programa de Apoio Institucional para Ações Extensionistas de Prevenção, Cuidados e Combate à Pandemia do Novo Coronavirus, criado pela Seti (Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Fundação Araucária. Também segundo a UEL, os alunos que se enquadram no edital serão selecionados pela ordem de inscrição.

mockup