No dia em que Londrina registrou bastante movimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Sabará (zona oeste), local de referência para triagem de pessoas com a suspeita da Covid-19, e na semana em que o prefeito Marcelo Belinati (PP) liberou a abertura de clubes sociais, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou cinco novos óbitos em decorrência da doença no município. Os novos dados elevam para 179 o número de pessoas que perderam a vida para a infecção causada pelo coronavírus e confirmam uma tendência de crescimento no panorama da pandemia na cidade. Já o Paraná chegou a 3.411 óbitos, 50 a mais do que na quarta-feira (2).

Imagem ilustrativa da imagem Londrina confirma cinco novos óbitos por Covid-19
| Foto: Isaac Fontana/Grupo Folha

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde de Londrina, quatro mulheres com idades entre 63 e 91 anos e um idoso de 84 anos foram as vítimas acrescentadas ao registro desta quinta-feira (3), que também teve incluídos 152 novos casos. Ao todo a cidade soma 6.394 diagnósticos positivos, sendo que 5.724 pessoas já são consideradas curadas. Por outro lado, existem outros 392 moradores aguardando os resultados dos exames, afirmou a Prefeitura.

A confirmação das mortes e a alta de alguns pacientes colaboraram para uma leve queda na taxa de ocupação das UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) exclusivas para o tratamento da Covid-19 nesta quinta-feira. Entretanto, este índice ainda permanecia alto, 73% ocupados, 5% a menos do que nesta quarta-feira. Oitenta e cindo pacientes permaneciam internados nestes leitos. Já o índice geral de ocupação das UTIs Adulto do município foi de 80%, outro indicador que confirma o difícil momento pelo qual a cidade passa.

Segundo a secretaria, 491 pessoas estavam com o vírus ativo. Destas, 390 estavam em isolamento domiciliar e 101 internados. Ainda conforme a Prefeitura, quase 35 mil pessoas realizaram o teste RT-PCR na cidade desde o início da pandemia.

PARANÁ

O Paraná contabilizou 2.228 novos casos e 50 novos óbitos em decorrência da síndrome causada pela Covid-19 nesta quinta-feira. Com os novos dados, o Paraná chegou a 136.391 diagnósticos da doença e somou 3.411 óbitos, segundo o boletim da Sesa.

Conforme os dados da pasta, 27 homens e 23 mulheres com idades entre 34 e 94 anos perderam a batalha para a doença entre 23 de julho e 3 de setembro. Os pacientes que não resistiram moravam em: Curitiba (22), Araucária (3), Campo Largo (2), Colombo (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2) e, um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Cambé, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Itambaracá, Itaperuçu, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pato Branco, Pérola D´Oeste, Pinhais, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Santana do Itararé, Telêmaco Borba e Toledo.

Enquanto 1.006 pacientes estão internados com novo coronavírus em todo o estado, outros 1.243 ainda aguardam os resultados dos exames, porém apresentam os sintomas clássicos da Covid-19. Dentre os que já tiveram a confirmação, 857 estão em leitos do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo 389 em UTIs e 468 de enfermaria. Já no grupo de casos suspeitos, 515 estão em leitos de UTI e 728 em leitos clínicos.

O Brasil já tem 124.716 mortes pela Covid-19. Nesta quinta-feira, foram registrados 817 óbitos pela doença e 44.728 casos. Dessa forma, o número de infecções, desde o começo da pandemia, chegou a 4.046.150. Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha de S.Paulo, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus. As informações são coletadas diretamente com as Secretarias de Saúde estaduais.(Com Folhapress)