Londrina comemora 89 anos com olhos voltados ao 90º aniversário
Prefeitura apresentou, neste domingo (10), projeto da segunda fase da revitalização do Parque Arthur Thomas e logomarca dos 90 anos
PUBLICAÇÃO
domingo, 10 de dezembro de 2023
Prefeitura apresentou, neste domingo (10), projeto da segunda fase da revitalização do Parque Arthur Thomas e logomarca dos 90 anos
Simoni Saris - Grupo Folha
O município de Londrina completou 89 anos neste domingo (10) e as comemorações celebraram o passado, mas com os olhos já voltados para o futuro. Em 2024, a cidade chega a nove décadas de sua fundação e as festividades do 90º aniversário de Londrina, que irá coincidir com o final da gestão do prefeito Marcelo Belinati, deverão ser marcadas pela entrega de obras e projetos em várias áreas. Uma delas é a segunda fase da revitalização do Parque Arthur Thomas, onde foi realizada uma solenidade para entrega da premiação à vencedora do concurso para escolha da logomarca dos 90 anos juntamente com a apresentação das melhorias a serem feitas no espaço.
Em consulta pública realizada no ano passado com asociedade, o Parque Arthur Thomas foi escolhido como o marco dos 90 anos dacidade. O diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Obras, o engenheiro Fernando Bergamasco, avaliou como um desafio o planejamento das obras da unidade de conservação e destacou que o projeto de revitalização pretende fazer do parque não apenas um lugar de contemplação, mas que promova a interação entre os visitantes e a natureza, sem esquecer dos cuidados com o meio ambiente. “Foi um trabalho de equipe da Diretoria de Projetos e a colaboração da Secretaria Municipal do Ambiente”, ressaltou.
O projeto de revitalização irá custar R$ 10 milhões, com recursos divididos entre o Consemma (Conselho Municipal do Meio Ambiente) e a Itaipu Binacional. Criado em 1975, o parque tem mais de 85 hectares e além de abrigar uma diversidade de fauna e flora, tem uma importância histórica para a cidade. No local, está localizada a primeira usina hidrelétrica do município, inaugurada no final da década de 1930 e hoje desativada.
LEIA TAMBÉM:
O pioneirismo que se renova ao longo da história
A licitação para escolha da empresa que irá executar o projeto deverá ser aberta em janeiro e a expectativa é que tudo esteja pronto até dezembro do ano que vem. A lista de obras é extensa e inclui recuperação de trilhas, alargamento de calçadas e construção de ciclovia, reconstrução da tubulação de drenagem, reforma do restaurante, instalação de sinalização, implantação de marcos de distância, bebedouros a cada 200 metros, construção de sanitários, academia ao ar livre, playground, instalação de corrimãos e guarda-corpos, reforço na iluminação, entre outras melhorias.
LOGOMARCA
No último mês de novembro, a Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) lançou um concurso para a escolha da logomarca dos 90 anos de Londrina. A iniciativa teve o apoio da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina), Visite Londrina, UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unifil, Fórum Desenvolve Londrina e LAVi, a governança local do audiovisual. A designer gráfica Jéssica Natsumi Watanabe Romero foi a vencedora do prêmio de R$ 2 mil, entregue pela Acil.
Para representar as nove décadas de fundação da cidade, a designer criou uma logomarca ilustrada, onde alguns dos principais ícones de Londrina foram reunidos nos números 9 e 0. Estão lá o desenho em preto e branco do petit pave do Calçadão da avenida Paraná, o Lago Igapó, as garças do Lago, a Catedral Metropolitana e o café, que durante décadas foi a base econômica do município, responsável pelo seu progresso e desenvolvimento. “Quando falam de logo para comemorar, sempre pensam em dourado. Eu quis colocar uma coisa bem colorida, em clima de comemoração, e que quando batessem o olho, conseguissem reconhecer os símbolos de Londrina”, explicou Romero. A logo criada por ela começa a ser usada agora e pelos próximos 12 meses estará presente em todo o material alusivo aos 90 anos.
CEM MIL ÁRVORES
A solenidade no Parque Arthur Thomas foi encerrada com o plantio de uma árvore pelo prefeito, a centésima milésima plantada ao longo de sua gestão, um dos feitos destacados por ele em seu discurso, no qual Belinati aproveitou para fazer uma retrospectiva dos sete anos de sua administração. “Eu fico muito feliz com os 89 anos de Londrina. A cidade está vivendo um momento muito bom, que não vivia há muitos anos, graças à nossa população, ao povo de Londrina, que é o que temos de melhor.”
No início da tarde, seguindo com as comemorações do aniversário da cidade, o prefeito participou também da solenidade de entrega dos 144 novos ônibus que irão compor a frota do transporte público municipal.