Imagem ilustrativa da imagem Londrina adere ao Dia Lixo Zero
| Foto: Divulgação

Neste sábado (14), o público londrinense poderá descartar pilhas usadas em um drive-thru instalado no Catuaí Shopping. A iniciativa, que acontece das 10h às 20h, integra a programação do Dia Lixo Zero, mobilização nacional que é realizada em Londrina pela primeira vez. Os eventos na cidade são coordenados pela Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) em parceria com outras entidades e empresas. Também fazer parte das atividades um bazar de moda sustentável promovido pela Urucum Café Coletivo de Brechós de Moda, das 11h às 19 horas, na Rua Alagoas, 1.654.

Integrando a programação, uma equipe da Sema estará presente, a partir das 14h, no aterro do Lago Igapó e Lago Igapó II, onde será feita a coleta de resíduos sólidos. Toda a comunidade é convidada a comparecer e participar desta ação. A recomendação é que os voluntários presentes utilizem roupas frescas, chapéu ou boné, filtro solar, repelente, e leve sua garrafa de água para hidratação individual. Haverá ainda a coleta de eletrônicos e óleo usado que será realizada no Mercado da Prochet, Shopping Com Tour, na loja Sementes do Bem e em ponto da zona norte. Estão programadas algumas atividades on-line, como palestras e workshops que podem ser acompanhadas no site www.mutuah.com/lixozerolondrina/.

Conduzida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), a mobilização visa promover o conceito pautado nos quatro R’s da Sustentabilidade, que são: Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Além da Sema, em Londrina a iniciativa foi abraçada pela Unimed local, ONG Eletro, Colet Óleo, Catuaí Shopping, Boulevard Shopping e Urucum Café. Consultora e Embaixadora Lixo Zero (ILZB), a engenheira ambiental e cofundadora da Mutuah, Caroline Dutra, informa que os eventos são abertos a toda comunidade, e a inscrição é solicitada apenas para as palestras on-line. “Todo o público interessado em gerenciamento de resíduos sólidos, sustentabilidade e no conceito lixo zero é convidado a participar. Este será o primeiro evento do movimento Lixo Zero, em Londrina”, destaca.

“Essa iniciativa foi organizada pela iniciativa privada, e vai reunir o poder público, entidades, empresas e pessoas físicas. Todos estão empolgados porque o sentimento é de não esperar pelo outro, e sim de fazermos juntos. E a Sema incentiva isso, de que em conjunto a sociedade atue para Londrina ficar ainda mais linda”, enfatiza a gerente de Educação Ambiental da Sema, Mariza Cleonice Pissinati.

A agenda completa está disponível no Facebook e Instagram da Mutuah; e as inscrições para as palestras virtuais, que serão transmitidas das 9h às 18h, são feitas por meio do link https://mutuah.com/lixozerolondrina/.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1