Londres fecha em queda de 1,42%; Paris cai 0,48%.
Londres, 05 (AE-DOW JONES) - A Bolsa de Londres fechou hoje (05) com o índice FT-100 em queda de 84,6 pontos (1,42%), em 5.855,3 pontos. O volume ficou em 1,04 bilhão de ações negociadas.
Traders ouvidos pela Dow Jones atribuíram a queda à influência da baixa de ontem em Nova York. Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 caiu 20,12 pontos (0,48%) e fechou em 4.147,30 pontos. O volume ficou em 2,21 bilhões de euros.
"A incerteza sobre a direção das taxas de juro nos EUA deixou os participantes do mercado muito nervosos", comentou um trader. O temor do mercado é que o Fed norte-americano eleve as taxas de juro em breve, para impedir um superaquecimento da economia; isso afetaria negativamente os mercados de ações, porque os bônus do Tesouro dos EUA ofereceriam retornos mais atraentes.
As ações da Michelin subiram 7,4%, em meio a especulações de que a empresa estaria buscando uma fusão em resposta à anunciada aliança entre a goodyear e a Sumitomo Rubber.
Na Bolsa de Frankfurt, o índice Xetra-DAX subiu 36,2 pontos (0,7%) e fechou em 5.097,48 pontos. A alta foi liderada pelas ações cíclicas, devido à especulação sobre uma possível elevação das taxas de juro nos EUA -que favoreceria o dólar e, portanto, beneficiaria as empresas exportadoras alemãs. As ações da BMW subiram 1,4%, em meio a especulações sobre o possível afastamento do chairman da empresa.





